Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Artemis I: NASA vai tentar novo lançamento em 14 de novembro

Por| Editado por Patricia Gnipper | 13 de Outubro de 2022 às 09h52

Link copiado!

NASA/Joel Kowsky
NASA/Joel Kowsky
Tudo sobre NASA

A NASA programou a próxima tentativa de lançamento da missão Artemis I, com destino à Lua, para o dia 14 de novembro. Segundo um comunicado publicado pela agência espacial nesta quarta-feira (12), a janela de lançamentos naquele dia se abrirá na madrugada, à 1h07 (horário de Brasília), e terá 69 minutos de duração.

A Artemis I é um teste de voo não tripulado, que lançará o foguete Space Launch System e a cápsula Orion ao redor da Lua para retornar à Terra após algumas semanas. Se for lançada na data programada, a missão deverá durar cerca de 25 dias, com uma amerissagem (pouso no mar) no oceano Pacífico, em 9 de dezembro.

Continua após a publicidade

O lançamento da Artemis I já sofreu uma série de adiamentos, e a mais recente mudança no cronograma ocorreu em outubro, como consequência da passagem do furacão Ian pelos Estados Unidos. A agência espacial levou o foguete SLS e a nave de volta para o prédio Vehicle Assembly Building, no Kennedy Space Center, para protegê-los da tempestade.

Segundo a NASA, as análises e inspeções realizadas na última semana mostraram que será necessária uma preparação mínima para o foguete e a nave voltarem à plataforma de lançamentos. “As equipes vão realizar manutenção padrão para corrigir danos mínimos à espuma e cortiça no sistema de proteção térmica”, escreveu a agência.

Será preciso também recarregar ou substituir as baterias do veículo lançador, algumas cargas úteis secundárias e o sistema de terminação de voo, que destruirá o SLS caso ele se desvie de seu curso. Se tudo correr bem, o foguete deverá voltar à plataforma no dia 4 de novembro. A NASA solicitou também oportunidades reserva de lançamento nos dias 16 e 19 de novembro, às 2h04 e 2h45 (horário de Brasília), respectivamente.

Fonte: NASA