Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Artemis I: NASA remarca lançamento de missão à Lua para 3 de setembro

Por| 30 de Agosto de 2022 às 19h46

Link copiado!

NASA
NASA

A NASA anunciou durante uma coletiva de imprensa no início da noite desta terça-feira (30) que uma nova tentativa de lançamento da missão Artemis I, o primeiro passo em seu programa de retorno à Lua, será feita neste sábado, 3 de setembro.

O lançamento estava originalmente programado para a manhã desta segunda-feira (29), durante uma janela de lançamento que começou às 10h33 (horário de Brasília), mas foi cancelado devido a problemas técnicos.

Dois deles foram resolvidos ainda pela manhã: um vazamento de hidrogênio no mecanismo de desconexão rápida de uma linha que leva hidrogênio para o estágio central do foguete durante o abastecimento e um problema com uma válvula de equalização de pressão, também no estágio central.

Continua após a publicidade

Mas o problema que causou o adiamento no lançamento foi uma falha no resfriamento do motor nº 3 do estágio central, que não atingiu a temperatura necessária para o lançamento, de cerca de -215 ºC. O motor precisa ser resfriado para evitar choque térmico quando o combustível, em temperatura criogênica (-253 ºC), começar a circular por ele.

Como forma de contornar o problema em uma próxima tentativa de lançamento, a NASA irá iniciar o resfriamento do motor mais cedo no cronograma de lançamento, para que haja tempo de sobra para que todos os motores atinjam a temperatura correta.

A nova janela de lançamento para a Artemis I se abre às 15h17 do sábado (horário de Brasília), e tem duração de 2h. A NASA irá transmitir o lançamento da Artemis I ao vivo em seus canais no YouTube, Facebook e Twitch a partir das 13h15 (em inglês) ou 14h (em espanhol).

Continua após a publicidade

Além da transmissão do lançamento, na NASA usará seus perfis em redes sociais para manter os internautas informados. Basta escolher entre o Twitter (@NASA e @NASAArtemis), Facebook (NASA e NASAArtemis) e Instagram (nasa e nasaartemis).