Publicidade

Aquecimento global reduzirá segurança de satélites orbitando no espaço

Por  | 

Compartilhe:
Planet Labs PBC
Planet Labs PBC

Nesta segunda-feira (10) foi publicado um estudo na revista científica Nature Sustainability que demonstra que gases de efeito estufa estão alterando o espaço próximo ao planeta Terra de maneiras que prejudicam a operação de satélites na região.

A descoberta foi feita por engenheiros aeroespaciais do MIT. Com o tempo, a atmosfera superior, onde ficam os satélites, tende a encolher devido ao acúmulo de dióxido de carbono e outros gases,

Consequentemente, haverá uma redução do número de satélites que podem operar no local. De acordo com a pesquisa, até o ano de 2100 a capacidade das regiões mais visadas para o acoplamento de satélites pode ser reduzida entre 50 e 66%.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Quando a termosfera se contrai, a densidade reduz o arrasto atmosférico. O arrasto é uma força que puxa satélites antigos e outros detritos para altitudes onde eles queimarão até serem totalmente destruídos.

Portanto, menos arrasto significa maior vida útil para o lixo espacial, que ficará espalhado por regiões de grande interesse, aumentando o potencial de colisões em órbita.

Em comunicado à imprensa, o autor principal do estudo, William Parker, agirmou que houve um aumento massivo no número de satélites lançados, especialmente para fornecer internet de banda larga do espaço.

"Se não gerenciarmos essa atividade com cuidado e trabalharmos para reduzir nossas emissões, o espaço pode ficar muito lotado, levando a mais colisões e detritos”, finalizou.

Leia também:

VÍDEO: Como um celular EXPLODE?

Continua após a publicidade

Fonte: Nature Sustainability