Publicidade

Após duas semanas a bordo da ISS, robô russo Skybot F-850 volta para casa

Por| 08 de Setembro de 2019 às 19h15

Link copiado!

Após duas semanas a bordo da ISS, robô russo Skybot F-850 volta para casa
Após duas semanas a bordo da ISS, robô russo Skybot F-850 volta para casa

A Rússia enviou seu robô Skybot F-850 para passar alguns dias a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), onde realizaria algumas tarefas, incluindo interagir com os tripulantes. Agora, a máquina humanoide volta para casa na espaçonave Soyuz. Essa missão colocou o Skybot na história por ser o primeiro robô a sentar na cadeira de piloto de uma nave.

Anteriormente conhecida como FEDOR, a máquina foi submetida a uma série de testes por uma equipe de cosmonautas durante sua estadia de duas semanas na Estação. A viagem do Skybot ao laboratório espacial também colocou em teste algumas novidades russas, já que ele foi lançado em uma versão tripulável da espaçonave Soyuz, que usou um novo tipo de foguete. Tudo correu bem com os novos instrumentos, então em breve a Rússia usará mais esse foguete para lançar tripulações para o espaço.

Embora o lançamento tenha sido um sucesso, não foi muito fácil de a nave atracar na ISS. A cápsula da Soyuz teve dificuldade em se conectar à estação porque houve algum problema com um dos portos do lado de fora. A tripulação a bordo da Estação moveu uma outra espaçonave que estava por lá para liberar outro porto para a Soyuz. Isso atrasou em dois dias o cronograma, mas tudo correu bem. Uma vez a bordo, o Skybot tentou copiar algumas das tarefas dos cosmonautas, como trabalhar com ferramentas e conectar hardwares.

Fonte: The Verge