Amazon entra com pedido para lançar seus satélites em órbita terrestre

Por Wagner Wakka | 08 de Julho de 2019 às 14h02
Captura
Tudo sobre

Amazon

Saiba tudo sobre Amazon

Ver mais

A Amazon está próxima de entrar na corrida por satélites para conexões de internet com a Terra, o que SpaceX e OneWeb já estão fazendo. A empresa de Jeff Bezos entrou com um pedido para começar as operações do chamado Project Kuiper junto à Federal Communication Commission (FCC, órgão referente à nossa Anatel) nos Estados Unidos.

O pedido foi preenchido e enviado no feriado de 4 de julho, independência do país. Conforme explica o texto, o documento "busca autorização para lançar e operar satélites de órbita não-geoestacionária usando frequências de banda Ka”, e o plano é que os aparelhos sejam posicionados entre 590 e 630 quilômetros de altura em relação à Terra.

O projeto Kuiper vai buscar colocar 3.236 satélites ao redor do planeta. O objetivo, segundo documento, é fornecer acesso em banda larga para “ dezenas de milhares de consumidores sem rede em todo o mundo e nos Estados Unidos”.

Bezos deve entrar em um mercado com bastante concorrência. A SpaceX já começou o envio de seus satélites e promete iniciar seus testes já em maio do ano que vem. Outra que está neste páreo é a OneWeb, empresa como foco apenas em fornecimento de internet por satélite e que também já começou a lançar seus aparelhos em fevereiro deste ano.

A empresa ainda aguarda a resposta do órgão norte-americano para poder apresentar um cronograma de início de suas atividades.

Fonte: CNET

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.