Agência Espacial Europeia divulga "mapa" detalhado da nossa Via Láctea

Por Ares Saturno | 25 de Abril de 2018 às 16h35
photo_camera ESA

Uma imagem impressionante da nossa Via Láctea foi publicada pela Agência Espacial Europeia (ESA), em que é possível ver cerca de 1,7 bilhão de estrelas. A imagem foi feita pela equipe da ESA que analisa dados obtidos pela missão espacial Gaia.

Além das estrelas, os dados publicados pela ESA contam com informações dos movimentos e coloração de mais de 1,3 bilhão de estrelas em relação ao Sol, além de apresentar as velocidades radiais, quantidade de poeira e temperaturas superficiais de mais de 14 mil objetos do Sistema Solar, incluindo asteróides.

Segundo Uwe Lammers, gerente de operação científicas da Gaia, "só o tempo pode dizer o que os astrônomos vão fazer com esses dados". Ronald Drimmel, astrônomo do Observatório Astrofísico de Turim, publicou as imagens contendo um mapa das posições dos corpos celestes e suas velocidades em sua conta no Twitter, como pode ser visto na reprodução abaixo:

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Já na imagem abaixo, também criada pela ESA, podemos ver as trajetórias de quase noventa corpos da Via Láctea, inclusive os aglomerados globulares, em azul, e as galáxias em órbita, em vermelho.

Mapa da Via Láctea contendo o posicionamento dos corpos espaciais (Imagem: Divulgação / ESA)

Por fim, na imagem abaixo, é possível ver as órbitas dos corpos celestes, incluindo os asteroides, girando em volta do nosso Sol. Eles foram coloridos de acordo com o brilho que apresentam:

Objetos espaciais fazem suas órbitas ao redor do sol (Imagem: Divulgação / ESA)

A imagem belíssima da Via Láctea que ilustra a capa desta notícia pode ser acessada em altíssima resolução no site da ESA e permite que o zoom seja aplicado para ver as estelas com mais nitidez.

Fonte: Gizmodo