Agência Espacial Europeia divulga "mapa" detalhado da nossa Via Láctea

Por Ares Saturno | 25 de Abril de 2018 às 16h35
ESA

Uma imagem impressionante da nossa Via Láctea foi publicada pela Agência Espacial Europeia (ESA), em que é possível ver cerca de 1,7 bilhão de estrelas. A imagem foi feita pela equipe da ESA que analisa dados obtidos pela missão espacial Gaia.

Além das estrelas, os dados publicados pela ESA contam com informações dos movimentos e coloração de mais de 1,3 bilhão de estrelas em relação ao Sol, além de apresentar as velocidades radiais, quantidade de poeira e temperaturas superficiais de mais de 14 mil objetos do Sistema Solar, incluindo asteróides.

Segundo Uwe Lammers, gerente de operação científicas da Gaia, "só o tempo pode dizer o que os astrônomos vão fazer com esses dados". Ronald Drimmel, astrônomo do Observatório Astrofísico de Turim, publicou as imagens contendo um mapa das posições dos corpos celestes e suas velocidades em sua conta no Twitter, como pode ser visto na reprodução abaixo:

Já na imagem abaixo, também criada pela ESA, podemos ver as trajetórias de quase noventa corpos da Via Láctea, inclusive os aglomerados globulares, em azul, e as galáxias em órbita, em vermelho.

Mapa da Via Láctea contendo o posicionamento dos corpos espaciais (Imagem: Divulgação / ESA)

Por fim, na imagem abaixo, é possível ver as órbitas dos corpos celestes, incluindo os asteroides, girando em volta do nosso Sol. Eles foram coloridos de acordo com o brilho que apresentam:

Objetos espaciais fazem suas órbitas ao redor do sol (Imagem: Divulgação / ESA)

A imagem belíssima da Via Láctea que ilustra a capa desta notícia pode ser acessada em altíssima resolução no site da ESA e permite que o zoom seja aplicado para ver as estelas com mais nitidez.

Fonte: Gizmodo

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.