Agência Espacial Brasileira lança 1º Hackaton Espacial para combater a COVID-19

Agência Espacial Brasileira lança 1º Hackaton Espacial para combater a COVID-19

Por Claudio Yuge | 30 de Abril de 2020 às 21h50

A Agência Espacial Brasileira (AEB) acaba de abrir as inscrições para o 1º Hackaton Espacial — Combatendo a COVID-19. Com isso, a agência espera buscar soluções para mitigar os impactos causados pela pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2) nas atividades espaciais, além de vislumbrar possíveis benefícios das tecnologias espaciais para a população de todo o planeta.

O que será que aconteceria se o novo coronavírus  fosse disseminado na Estação Espacial Internacional (ISS)? Que pesquisas podem surgir agora para solucionar problemas que ocorrem antes, durante e depois de missões espaciais? Essa e outras questões serão abordadas na maratona, que vai acontecer de forma remota — e as inscrições estão abertas até o dia 9 de maio. Entre os desafios, estão a criação de dispositivos, equipamentos e softwares, além de montagem de planos de negócios, entre outros.

Estudantes vão pensar em soluções para quem vive em confinamento no espaço
(Reprodução/Nasa/Creative Commons)

No processo, os participantes podem, por exemplo, encontrar alternativas de detecção e simular um ambiente como a ISS dominada pelo vírus — vale destacar que esse é um cenário em que as pessoas também vivem em confinamento. O objetivo é usar os resultados em conjunto com tecnologias espaciais e avaliar suas aplicações nos problemas enfrentados atualmente pela população em todo o mundo.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

As inscrições podem ser feitas com equipes de até cinco estudantes do 8º ou 9º ano dos ensinos Fundamental e Médio, coordenadas por responsáveis, monitores ou professores acima de 18 anos. Ao fazerem o registro, os grupos devem preencher um formulário no link do edital do Hackathon, com um arquivo da apresentação de seus trabalhos em PDF e um vídeo de até dois minutos relatando todas as atividades que serão desenvolvidas durante o evento.

Fonte: Agência Espacial Brasileira  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.