Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Agência Espacial Brasileira lança 1º Hackaton Espacial para combater a COVID-19

Por| 30 de Abril de 2020 às 21h50

Link copiado!

Agência Espacial Brasileira lança 1º Hackaton Espacial para combater a COVID-19
Agência Espacial Brasileira lança 1º Hackaton Espacial para combater a COVID-19

A Agência Espacial Brasileira (AEB) acaba de abrir as inscrições para o 1º Hackaton Espacial — Combatendo a COVID-19. Com isso, a agência espera buscar soluções para mitigar os impactos causados pela pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2) nas atividades espaciais, além de vislumbrar possíveis benefícios das tecnologias espaciais para a população de todo o planeta.

O que será que aconteceria se o novo coronavírus  fosse disseminado na Estação Espacial Internacional (ISS)? Que pesquisas podem surgir agora para solucionar problemas que ocorrem antes, durante e depois de missões espaciais? Essa e outras questões serão abordadas na maratona, que vai acontecer de forma remota — e as inscrições estão abertas até o dia 9 de maio. Entre os desafios, estão a criação de dispositivos, equipamentos e softwares, além de montagem de planos de negócios, entre outros.

Continua após a publicidade

No processo, os participantes podem, por exemplo, encontrar alternativas de detecção e simular um ambiente como a ISS dominada pelo vírus — vale destacar que esse é um cenário em que as pessoas também vivem em confinamento. O objetivo é usar os resultados em conjunto com tecnologias espaciais e avaliar suas aplicações nos problemas enfrentados atualmente pela população em todo o mundo.

As inscrições podem ser feitas com equipes de até cinco estudantes do 8º ou 9º ano dos ensinos Fundamental e Médio, coordenadas por responsáveis, monitores ou professores acima de 18 anos. Ao fazerem o registro, os grupos devem preencher um formulário no link do edital do Hackathon, com um arquivo da apresentação de seus trabalhos em PDF e um vídeo de até dois minutos relatando todas as atividades que serão desenvolvidas durante o evento.

Fonte: Agência Espacial Brasileira