Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Acople a nave da SpaceX na ISS com este simulador e veja se você é um bom piloto

Por| 14 de Maio de 2020 às 12h43

Link copiado!

Reprodução
Reprodução
Tudo sobre SpaceX

Já imaginou como é controlar uma nave espacial? Não é nada parecido com filmes como Star Wars - é algo que exige bastante paciência e, claro, muito treinamento. Mas caso você queira experimentar como é levar uma nave até a Estação Espacial Internacional (ISS), a SpaceX lançou um simulador que permite fazer isso.

No final deste mês, a SpaceX realizará o primeiro voo tripulado da sua nave Crew Dragon para enviar astronautas da NASA à Estação Espacial Internacional (ISS). E com este novo simulador, você pode ter uma pequena experiência de como será esse voo. Você verá como é se aproximar do laboratório orbital e realizar a acoplagem manualmente. Mas prepare-se para o desafio, pois a tarefa é bem difícil.

Durante a missão real, os tripulantes não terão que atracar a nave na estação manualmente, pois ela foi projetada para fazer isso de maneira autônoma. Mesmo assim, cada astronauta é treinado para realizar a operação, caso seja necessário assumir o controle. Nesta simulação, você terá uma pequena noção de como isso seria feito. Ela começa com o sistema de ancoragem da nave apontado em um ângulo bem desalinhado da porta com a qual ele precisa se acoplar. Então, você terá que fazer basante uso dos muitos controles para ficar na posição correta e se aproximar.

Continua após a publicidade

Conforme explica o simulador, o encaixe será bem-sucedido se você conseguir manter em equilíbrio os números verdes da interface - se conseguir deixar os ângulos em 0º, por exemplo, significa que quase todas as correções necessárias para a acoplagem foram feitas. Os controles à esquerda manipulam os movimentos para frente, para trás, para cima, para baixo e de um lado para o outro. Mas lembre-se: no espaço, tudo isso é relativo, e as direções mantêm o movimento até que você diga o contrário, já que não há inércia. Os controles à direita manipulam as rotações do veículo em diferentes sentidos.

Continua após a publicidade

No centro, há uma espécie de mira, que indica se você está movendo na direção correta. No canto superior direito, há uma esfera que mostra a orientação da Crew Dragon em relação à estação. Você não deve tentar alcançar a ISS em alta velocidade, porque a aceleração no espaço funciona de modo bem diferente do que estamos acostumados na Terra, e "pisar no acelerador" pode trazer resultados basante indesejados - e até mesmo prejudicar a ISS.

É um processo lento, com movimentos mínimos, percorrendo um longo caminho em baixa velocidade. Portanto, faça isso quando estiver com tempo livre. Aqui no Canaltech (em home office, devido às medidas de isolamento social), tivemos pouco tempo para realizar a tarefa, e acabamos com a nave bastante desalinhada.

Continua após a publicidade

Mesmo que não consiga acoplar a nave corretamente (e falhe miseravelmente como nós nos poucos minutos que tivemos para a brincadeira), o simulador da Crew Dragon da SpaceX é uma ótima oportunidade de saber como é manobrar uma nave espacial. E aí, será que você leva jeito para a profissão de astronauta?