Warner Bros. e Paramount analisam possível fusão
Por André Mello • Editado por Durval Ramos |
A Warner Bros Discovery e a Paramount Global estariam conversando para realizar uma fusão entre as duas empresas em um futuro próximo. Os CEOs das duas companhias David Zaslav e Bob Bakish teriam se reunido nesta semana para analisar as possibilidades sobre a junção de duas das maiores companhias de mídia do planeta.
- Por que séries da HBO estão chegando à Netflix?
- Fim da HBO Max no Brasil! Streaming vira Max partir de 2024
Segundo o site Axios, essas conversas ainda estariam em fases iniciais, sendo que podem dar em absolutamente nada, mas foram confirmadas também por outras publicações importantes do entretenimento americano, como a Variety. E o mais importante aqui, neste primeiro momento, é o simples fato de as duas gigantes cogitarem a possibilidade de criar um conglomerado que reúnem marcas e franquias muito poderosas.
David Zaslav teria conversado com Bakish e com a chairwoman da Paramount, Shari Redstone, proprietária da Paramount, do canal CBS e outras empresas de televisão. A possível fusão entre as companhias transformaria a nova empresa em uma das maiores do entretenimento, com propriedades como DC, Harry Potter, Senhor dos Anéis, Missão: Impossível, Star Trek e Transformers sob o mesmo teto.
Vale lembrar que para uma fusão dessa magnitude aconteça, é necessário passar pela aprovação de órgão reguladores federais, como aconteceu com a própria Warner Bros quando se fundiu com a Discovery, e a Disney quando adquiriu a 20th Century Fox.
De acordo com o site Axios, alguns executivos da Warner acreditam que a fusão entre as duas empresas poderia ser aprovada mais rapidamente pelo fato de a Warner não ter uma rede de transmissão nos EUA como a CBS.
Warner comprando Paramount ou Paramount comprando a Warner?
Ainda não ficou muito claro se a Warner estaria comprando a Paramount, que recentemente estava em busca de compradores para cobrir suas dívidas, ou o contrário, já que a Warner Bros Discovery também vem sofrendo com prejuízos na casa dos bilhões de dólares.
Segundo o site, nas conversas entre as duas empresas, foi discutido a possibilidade de unir seus serviços de streaming como uma forma de conseguir combater o avanço da Netflix e Disney nesse tipo de negócio. Vale lembrar que esse foi o mesmo argumento para a união entre Warner Bros e Discovery.
Até o momento, nenhuma das companhias se pronunciou oficialmente sobre o assunto.