Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Wakanda e o mundo real: comparativo de tecnologia

Por| Editado por Bruno Salutes | 10 de Novembro de 2022 às 10h00

Link copiado!

Reprodução/Marvel Studios
Reprodução/Marvel Studios

Muita gente ficou encantado com Pantera Negra, né? O mundo de Wakanda é encantador, com um visual que mistura ficção científica com cultura africana, uma estética que se chama afrofuturismo, e ajudou o filme a ganhar vários prêmios.

Uma das características mais marcantes do filme é a tecnologia de Wakanda. Será que as criações de Shuri ainda estão muito longe de serem reais? Dá uma olhadinha na matéria abaixo e descubra.

Hologramas

Em muitas cenas o uso de holograma é bastante comum no filme, seja no laboratório de Shuri, como parte do cenário, ou modelos virtuais que os personagens podem interagir. Imagina que legal seria poder ligar para alguém e ver um holograma! Olha só que incrível: já estamos dando passos nessa direção.

A Microsoft tem um projeto chamado "Holoportation"que conseguem transformar pessoas em modelos 3D para transmitir para qualquer lugar do mundo! Com a ajuda de óculos de realidade aumentada, como o Hololens, você poderá interagir como se estivessem no mesmo lugar.

Isso tudo ainda está em fase de testes, então pode demorar um pouquinho para chegar até nós, mas parece incrível já, né? Imagina quando a gente conseguir até usar objetos em hologramas, como no final. Mal vejo a hora!

Pilotar a distância

Tem uma cena de perseguição no filme em que Shuri pilota um carro a distância em seu laboratório, entrando em um modelo 3D para controlar o veículo em outro país. Essa é a tecnologia de Wakanda mais próxima da realidade!

Não é difícil de encontrar pessoas controlando drones por controle remoto por aí, né? Tem algo ainda mais legal, olha só: alguns jogos, como Microsoft Flight Simulator, são compatíveis com óculos de realidade aumentada e te transportam para outro universo.

Ainda não podemos controlar um veículo tão longe, mas é legal de ver como a tecnologia já permite criar todo um cenário virtual para causar imersão, né?

Vibranium

O uniforme do personagem, por exemplo, é feito de Vibranium, metal fictício da Marvel, muito resistente e que pode absorver energia de objetos que atinjam ele, armazenando e liberando essa energia em outros formatos. Se você quer um uniforme assim, não existe, tá? 🙁

Mas vou te contar algo bem legal, olha só: existe um material chamado Diameno que é muito resistente a impacto e tão maleável quanto o uniforme do herói. Ainda é algo distante, mas pode ser um caminho interessante, já que não existe Vibranium de verdade, né?

Bem legal como tem algumas tecnologias que são próximas às características do filme, quem sabe não vemos algumas revoluções tecnológicas nos próximos anos!

Compartilha esse texto com seu amigo fã de cinema e nos vemos em breve!