Vermelho Sangue: tudo sobre série de terror e fantasia do Globoplay
Por Paulinha Alves |

Chegaram ao Globoplay na última quinta-feira (2) os seis primeiros episódios da série original do streaming Vermelho Sangue.
Produção de terror e fantasia, a série é uma aposta bastante ousada da plataforma, já que retrata criaturas fantásticas como vampiros e lobisomens em um cenário totalmente tupiniquim, mais precisamente a natureza exuberante do Cerrado Mineiro.
Humanos, lobisomens e vampiros
Criada e escrita por Claudia Sardinha, de Bom Sucesso, e Rosane Svartman, de Dona de Mim, Vermelho Sangue conta a história de Luna (Letícia Vieira), uma jovem que sofre com uma anomalia que a transforma em lobisomem.
Em busca de uma vida normal, que a livre do estigma de ser uma “lobimoça”, Luna é levada por sua mãe Carolina (Heloísa Jorge) para a cidade de Guarambá, Minas Gerais, mais precisamente para o Instituto de Biologia de Guarambá, um polo que atrai estudantes do mundo inteiro.
Aposta da empresa VPTech, o local realiza pesquisas científicas de ponta e promete encontrar a cura para a condição da garota, que a impede de ter uma vida normal.
Embora distante de quase todos os estudantes locais, Luna acaba se aproximando de Flora (Alanis Guillen), uma jovem que sempre se interessou por seres mágicos e fica fascinada ao descobrir que a garota é uma loba. Além disso, ela tem seu caminho transformado quando os irmãos e vampiros Celina (Laura Dutra) e Michel (Pedro Alves) chegam ao Instituto, revelando que existem outras criaturas fantásticas como ela pelo Brasil e a fazendo se sentir menos solitária em sua jornada.
Uma revelação que, vale dizer, impacta também a vida de Flora, já que a garota vê aí sua chance de ser mágica, tendo sua vida virada de cabeça para baixo.
Belezas realistas e de computação gráfica
Além de paisagens mineiras belíssimas – muitas delas gravadas no Parque Nacional da Serra da Canastra, na cidade de Catas Altas e no Santuário do Caraça –, o Instituto de Biologia de Guarambá foi gravada em uma igreja neogótica do século XVIII da região, dando ainda mais imponência para as cenas externas da produção.
Além disso, outro ponto de atenção da série, muito elogiado inclusive pelo público, foram as cenas de CGI utilizadas na trama, que aparecem não apenas nas transformações de Luna em lobisomem, mas também na criação de várias criaturas retratadas na série.
É o caso, por exemplo, do lobo-guará, ser de destaque da obra que foi criado inteiramente em ambiente digital. Segundo revelado pelo streaming, foi dada muita atenção à anatomia, aos movimentos e ao comportamento natural do animal, de maneira que a construção de seu modelo envolveu desde a estrutura óssea até a simulação de músculos, gordura e tecidos moles, garantindo uma resposta física realista em cada movimento.
“Não queríamos apenas mais uma história de vampiros e lobisomens; buscamos uma narrativa enraizada na cultura, no país e na língua brasileira. O roteiro também se destaca pelas suas muitas viradas, ganchos e personagens apaixonantes, revelando uma série que é muito mais que fantasia: é romance, aventura e thriller”, contou Patrícia Pedrosa, diretora artística da série.
O elenco de Vermelho Sangue
Além do quarteto principal já citado, Vermelho Sangue conta ainda com um elenco formado por Rodrigo Lombardi (Verdades Secretas) na pele de Otto, cientista responsável pela VPTech e diretor do Instituto de Biologia de Guarambá; Alli Willow (O Jogo Que Mudou a História) como Elizabeta, mulher que controla a VPTech à distância e é a líder do clã dos vampiros; e Bete Mendes (O Rebu) como Barbina, curandeira e contadora de histórias local.
Fecham ainda o casting de atores da produção Fafá Renno (Turma da Mônica - Origens) como Socorro, filha de Barbina e mãe de Flora, que trabalha no refeitório do Instituto; Flávio Souza (Por Trás do Pano) como Francisco, marido de Socorro que tem dois filhos de outros relacionamentos; e Pablo Sanábio (Sob Pressão) como Rogério, o doce inspetor do Instituto.
Original Globoplay, Vermelho Sangue terá ao todo 10 episódios em sua primeira temporada. Além dos seis já disponíveis, outros quatro chegam na próxima quinta-feira (9) ao serviço de streaming.
Leia também: