Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Star Wars: teoria sugere que Palpatine é quem matou a mãe de Darth Vader

Por| 22 de Abril de 2020 às 08h34

Link copiado!

(Montagem: Rafael Arbulu/Canaltech)
(Montagem: Rafael Arbulu/Canaltech)

Quem acompanhou a segunda trilogia dos filmes Star Wars já sabe: Anakin Skywalker, até então predestinado a ser a figura messiânica, o “escolhido” da Ordem Jedi, sucumbiu ao lado negro da Força após matar membros do Povo da Areia, supostamente responsáveis pela morte de sua mãe, Shmi Skywalker Lars. O que veio daí, todos já sabemos: as Guerras Clônicas, Anakin adotando métodos cada vez mais extremos, a luta contra Obi-Wan Kenobi, “você era o escolhido, você era meu irmão, eu te amava”, membros perdidos na lava, operação cirúrgica extrema e dolorosa e “bam”, o nascimento de Darth Vader, um dos mais icônicos vilões do cinema até hoje. Uma progressão de fatos bem fácil de se compreender.

Ou será que não?

Segundo uma teoria elaborada pelo usuário Steinrikur no subfórum r/FanTheories no Reddit, tem muito mais acontecendo nos bastidores justamente com o objetivo de trazer o “Lord Sith perfeito”. Resumidamente, a teoria indica que Darth Sidious (ou Senador Palpatine, como ele respondia na época antes de ser nomeado “Supremo Chanceler”) ou foi diretamente responsável pela morte da mãe de Anakin, ou manipulou eventos de forma que ela acabasse morta pelo Povo da Areia.

Continua após a publicidade

Mas será que há alguma base nisso? Vamos ver.

A teoria

"Palpatine tinha Anakin na palma de sua mão o tempo todo, e isso foi um passo enorme em sua jornada em direção ao lado negro. É inconcebível que tenha sido apenas uma coincidência que sua mãe tenha sido morta daquela forma pelo Povo da Areia. A minha teoria é a de que ele [Palpatine] armou o ataque e entregou Shmi ao Povo da Areia para que eles a torturassem, ou ele pagou/enganou/persuadiu-os a atacar a fazenda e sequestrar a mulher”.
Continua após a publicidade

Talvez sim...

Steinrikur não oferece nenhuma base sólida ou mesmo qualquer evidência para fundamentar sua teoria, vale citar. Entretanto, ele cita episódios posteriores onde esse mesmo tipo de ação acabou acontecendo: na trilogia original, durante os eventos de Uma Nova Esperança, quando Stormtroopers disfarçados de saqueadores do Povo da Areia acabaram matando o tio Owen (irmão adotivo de Vader) e a tia Beru, que criaram o “órfão” Luke Skywalker.

Além disso, a segunda trilogia revela que Palpatine (vivido por Ian McDiarmid) já vinha há tempos manipulando tanto os separatistas quanto a Antiga República, além de ter convencido Jar-jar Binks, na ocasião um delegado do Senado, a lhe conferir poderes de emergência. Finalmente, é de Palpatine o plano de criar um exército de clones sob o seu controle, de onde saiu a famigerada “Ordem 66” que matou praticamente todos os Jedi e pavimentou o caminho para a criação do Império. Ou seja: manipular saqueadores do deserto não é algo incabível para alguém como ele.

Durante todo o processo que nos levou às Guerras Clônicas, Palpatine tomou para si um desesperado Anakin, que virou aprendiz do chanceler sob a promessa de tomar para si o poder de “derrotar a morte”, após o jovem Jedi prever a morte da Rainha Padmé Amidala, sua amada. E seu plano de fazer de Anakin seu novo guerreiro vem desde muito antes do próprio Anakin derrotar e decapitar o Conde Dookan. Quando Anakin conta para Palpatine sobre os ataques que resultaram na morte de sua mãe, a reação do chanceler é, de imediato, usar o episódio para aproximar o guerreiro do sabre de luz às suas ideias — quase como se ele já soubesse do fato de antemão.

Continua após a publicidade

Talvez não…

Analisando friamente, temos alguns detalhes que não batem bem com essa teoria: o primeiro é o fato de que o Povo da Areia funciona sob uma forma avançada de comunicação e comércio sistematizado na troca. Você quer algo deles? Então você tem que dar-lhes algo que eles lhe pedirem. A série O Mandaloriano, do Disney+, mostra isso em detalhe, quando “Mando” e Toro Calican chegam ao acampamento e pedem permissão para cruzar o Mar de Dunas. O Império não só não funciona dessa forma, como subestima o comportamento do Povo da Areia, considerando-os rudimentares.

Qualquer comunicação de Palpatine ordenando o Povo da Areia a matar Shmi Skywalker provavelmente exigiria uma troca. No caso de O Mandaloriano, os saqueadores pedem por artefatos tecnológicos. Se o mesmo princípio for aplicado aqui, Palpatine teria que entregar itens de alto valor ao Povo da Areia, mas na invasão de Anakin ao acampamento deles, não vemos nada remotamente avançado.

Continua após a publicidade

Quanto a culpá-los pela morte de Shmi, também há “pontos sem nó”: em Uma Nova Esperança, apesar do Império tentar culpar o Povo da Areia pela morte do tio e tia de Luke, tanto o jovem quanto Obi-Wan percebem a mentira em questão de segundos. Um Jedi capacitado como Anakin, argumenta-se, poderia enxergar a mesma mentira.

Agora, usuários da Força têm o poder de manipular pensamentos, algo que Palpatine não só domina com maestria, mas usa desse artifício o tempo todo. É plausível que ele tenha influenciado líderes do Povo da Areia ao ataque, mas o controle mental só funciona em quem tem a mente vulnerável, o que não se aplica ao Povo da Areia, cujo pensamento é tão singular que eles se atém a um único modo de vida e nunca desviam dele. Ademais, o Povo da Areia pode ser rudimentar, mas está longe de ser burro: o Universo Expandido (hoje oficialmente chamado de Star Wars Legends) mostra que alguns guerreiros Jedi vieram do Povo da Areia, como Sharad Hett e A'Sharad Hett. Ou seja, manipulá-los mentalmente não seria uma tarefa fácil.

Continua após a publicidade

E agora?

Seria Palpatine um vilão ainda mais engenhoso do que esperávamos, ou isso tudo não passa de conjectura de um fã cuja teoria cai por terra no instante em que começa a ser esmiuçada? Conte para nós o que você acha nos comentários abaixo!

Fonte: r/FanTheories (Reddit)