Publicidade

Serial killer que inspirou filme Zodíaco pode ter sido identificado nos EUA

Por| Editado por Jones Oliveira | 08 de Outubro de 2021 às 19h40

Link copiado!

Paramount Pictures
Paramount Pictures

Na última quarta-feira (7), foi revelado à imprensa que o famoso Assassino do Zodíaco finalmente foi identificado. A possível descoberta foi feita por um grupo de detetives voluntários chamados de The Case Breakers, que é formado por 40 ex-investigadores, jornalistas e militares. Eles contam que chegaram à resposta de quem era o serial killer com base em informações de testemunhas e evidências forenses.

Em resposta ao The Case Breakers, o Departamento de Polícia de São Francisco disse que a investigação ainda está em aberto e que, por isso, não irá falar sobre "potenciais suspeitos". Entre as provas investigadas pelo grupo estão depoimentos judiciais e diversas fotos da câmara escura do assassino, que cometeu o seu primeiro crime há 52 anos, aterrorizando os Estados Unidos. Dali em diante, foram pelo menos mais cinco assassinatos no Norte da Califórnia entre 1968 a 1969.  O possível Assassino do Zodíaco se chamava Gary Francis Poste, e investigadores acreditam que ele tenha morrido em 2018 sem nunca ter pagado pelos seus crimes.

Continua após a publicidade

O grupo de investigadores diz ainda que uma anotação em uma das cartas enviadas pelo criminoso revelava o seu nome completo, mas foram removidas para mostrar uma mensagem alternativa, seus famosos criptogramas. Além disso, fotos de Gary mostram marcas no rosto semelhantes ao retratado falado criado pela polícia com base em depoimentos de sobreviventes. O documento com a possível descoberta conta ainda que Gary Frances Poste seria o responsável por outro assassinato, em Riverside County, tendo como vítima Cheri Jo Bates. Os investigadores acreditam também que o total de mortes provocadas pelo assassino chega a 37, ainda que a polícia tenha confirmado apenas cinco.

As informações apuradas dizem que Poste seria um veterano da Força Aérea dos EUA que trabalhava pintando casas. Uma vizinha do criminoso conta que aprendeu a atirar com ele, que era um homem controlador e abusivo com a esposa. Tentativas de contato foram feitas com os familiares do possível assassino em série, mas não houve resposta. Até que a polícia de São Francisco responda sobre a investigação, o caso permanece oficialmente não resolvido.

Continua após a publicidade

Zodíaco

O criminoso ficou conhecido por enviar dicas e criptogramas em cartas ao jornal San Francisco Chronicle, inspirando a criação do filme Zodíaco, lançado em 2007, que conta com Jake Gyllenhaal, Mark Ruffalo e Robert Downey Jr. no elenco. Se você ainda não assistiu ao filme e não conhece a história do Assassino do Zodíaco, pode conferir o título no Telecine, Globoplay e Now.

Fonte: CNN, The Case Breakers