Quem Obi-Wan Kenobi viu no deserto e o que isso significa?

Quem Obi-Wan Kenobi viu no deserto e o que isso significa?

Por Durval Ramos | Editado por Jones Oliveira | 06 de Junho de 2022 às 13h50
Lucasfilm

Como não poderia deixar de ser, Obi-Wan Kenobi trouxe alguns mistérios para engajar o público ao longo da temporada. Assim, ao mesmo tempo em que responde a algumas perguntas deixadas ao longo da saga Star Wars e preenche algumas lacunas, a série também joga algumas dúvidas no ar. É o caso do suposto irmão do herói e da estranha figura que o Jedi encontra no planeta Mapuzo.

A cena é muito rápida e aparece logo no início do terceiro episódio, quando Obi-Wan (Ewan McGregor) e a pequena Leia (Vivien Lyra Blair) procuram seu contato no local para fugir dos perseguidores do Império. É nesse momento que o velho Kenobi enxerga uma estranha figura coberta por um manto que desaparece logo em seguida.

Está na cara que esse aí é o Anakin. Mas e aí, o que isso significa? (Imagem: Reprodução/Lucasfilm)

Contudo, o tal mistério não é tão enigmático assim, pois fica bem claro que a pessoa do outro lado de vale que encara Obi-Wan é ninguém menos do que o próprio Anakin (Hayden Christensen). A grande dúvida, porém, é o que diabos isso significa.

Mistérios da Força

Essa enorme interrogação surge porque sabemos que, a essa altura do campeonato, Anakin é um retalho de gente. Em sua luta contra Obi-Wan em Mustafar, em A Vingança dos Sith, ele caiu na lava e teve seu corpo quase que inteiramente destruído. Sem quase nenhum membro e queimado vivo, ele precisa de todos os aparatos da armadura de Darth Vader para sobreviver.

Diante disso, é improvável dizer que aquela figura seja Anakin em carne e osso — até porque é mostrado na cena anterior de que ele estava em sua fortaleza, em outro planeta. Assim, podemos presumir que temos algum outro tipo de manifestação do ex-Jedi por ali.

Digamos que Anakin não estava inteiro para dar essa volta em Mapuzo (Imagem: Reprodução/Lucasfilm)

Isso abre espaço para duas possibilidades. A primeira é de que se trata de uma manifestação da Força, mais ou menos como a ligação entre Rey e Kylo Ren na trilogia mais recente. O que os últimos filmes mostraram foi que algumas pessoas podem se comunicar pela galáxia a partir da Força de modo que, sensorialmente, é como se tivessem sido transportadas para outro lugar.

É o tipo de coisa que faria sentido para Obi-Wan e Anakin, levando em conta a forte relação entre eles. Afinal, eles são mestre e aprendiz e forjaram uma forte amizade durante anos até o rapaz ser consumido pelo Lado Sombrio. E até daria para justificar que a descoberta de que o jovem Skywalker estava vivo é que abriu esse canal para justificar porque Vader nunca soube onde Kenobi esteve ao longo dessa última década.

O único problema é que essa justificativa criaria um furo de roteiro na própria série. Afinal, ao se projetar para onde Obi-Wan está, o vilão deveria saber onde ele está e não precisaria que a informação viesse após uma confusão envolvendo Stormtroopers no planeta. Ao contrário de Rey, é de se esperar que Anakin tenha muito mais controle sobre a Força, não é mesmo?

Obi-Wan não estava em seu melhor momento quando viu o que parece ser seu aprendiz (Imagem: Divulgação/Lucasfilm)

É aí que entra a segunda possibilidade sobre o significado dessa visão de Obi-Wan no deserto. Pode ser que tudo não passe de uma alucinação do pobre Jedi. Afinal, nesse momento, ele ainda está transtornado com a descoberta de que seu amigo sobreviveu ao duelo em Mustafar e toda a culpa que carregou por dez anos vem à tona. É tanta coisa que é difícil manter o psicológico em ordem.

O que vem por aí

Seja lá qual for a explicação que a Lucasfilm e a Walt Disney Company darão para isso, uma coisa é certa: pode se preparar para ver um reencontro de Obi-Wan e Anakin. Afinal, eles não chamaram o ator Hayden Christensen de volta só para escondê-lo por trás da armadura de Darth Vader — a voz segue sendo do icônico James Earl Jones.

Esse reencontro é algo que já vem sendo prometido até no pôster (Imagem: Divulgação/Lucasfilm)

Assim, em algum momento da temporada, teremos o Jedi tendo que encarar seu antigo Padawan e amigo. Isso pode ser feito tanto de maneira literal, com o vilão tirando a máscara para mostrar o que ele se tornou — o que seria uma cena bem impactante, vamos combinar —, ou um diálogo interno na cabeça do próprio Obi-Wan, quase como se ele tivesse encarando seus demônios.

Seja lá como for, é quase certo que essa reunião vai ser um momento pesado e marcante para os fãs. E, caso mantenha o excelente nível que Obi-Wan Kenobi vem apresentando até agora, terá potencial para ser um marco em Star Wars e engrandecer ainda mais os clássicos.

Obi-Wan Kenobi está disponível no catálogo do Disney+.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.