Quem é o ser mais poderoso do Universo Cinematográfico da DC?

Por Claudio Yuge | 19 de Outubro de 2019 às 11h45
dc films
Tudo sobre

Warner Bros

Saiba tudo sobre Warner Bros

Ver mais

Na semana passada publicamos aqui no Canaltech uma matéria sobre quem seria o ser mais poderoso no Universo Cinematográfico Marvel (ou MCU, na sigla em inglês). Para não sermos injustos com a concorrente da Casa das Ideias, fazemos agora o mesmo com o Universo Estendido DC (ou DCEU). Mas, ao invés de criarmos uma tabela para cada tipo de criatura que apareceu em todos os filmes do Marvel Studios até Vingadores: Guerra Infinita, fizemos uma avaliação diferente da que o designer de games Zachary Meyers fez no Quora.

O DCEU conta com poucos filmes, então fica mais fácil avaliar de acordo com as aparições nas batalhas e como cada personagem se comportou diante dos adversários. Vale destacar que a DC Films não considera canônico as produções anteriores ou paralelas da Warner Bros, seja no cinema ou na TV — como o Superman de 1978, Watchmen ou a série Titans.

(Imagem: Reprodução/DC Films)

Além disso, mesmo que não pareça, o fracasso Lanterna Verde (2011) é parte do DCEU, pelo menos para a própria Warner. O ranking abaixo só leva em consideração os poderes e atributos físicos, sem contextos ou certos cenários — se fosse esse o caso, Batman ou Lex Luthor, que não aparecem por aqui (lembrem-se, a lista abaixoé baseada apenas com o que vimos nos filmes), poderiam estar nas primeiras posições.

Para completar, personagens casca-grossa que foram citados, mas não apareceram, como é o caso de Darkseid e Zeus, não entram na lista, certo? Vamos lá.

16. Ciborgue

(Imagem: Reprodução/DC Films)

Victor Stone usa uma das Caixas Maternas em seu corpo. Ter a tecnologia dos Novos Deuses à sua disposição o torna um oponente de nível superior — embora isso possa ser explorado como uma fraqueza, como vimos em Liga da Justiça. Ainda que o herói tenha aprendido a evoluir suas habilidades ao longo do filme, ainda não é o Ciborgue que já vimos ser nos quadrinhos.

15. Flash

(Imagem: Reprodução/DC Films)

O Flash de Ezra Miller está aprendendo a ser um dos maiores velocistas do Multiverso. Ele é incrivelmente rápido e mostrou potencial em Liga da Justiça, contudo, está bem longe de ser o Barry Allen que usa a Força Velocidade para vibrar moléculas, viajar no tempo e até atravessar realidades. Ele conseguiu criar vórtices, por exemplo, só que não usou suas habilidades para rápida recuperação ou superforça.

14. Mera

(Imagem: Reprodução/DC Films)

Mera se mostrou muito poderosa em Aquaman, quando conseguiu criar construtos de água, de forma semelhante ao Lanterna Verde. Ela pode respirar debaixo d’água, onde também viaja à grande velocidade, e parece ter tanto resistência quanto força física acima do normal.

13. Parallax

(Imagem: Reprodução/DC Films)

A representação física do medo no filme dos Lanternas Verdes surge como uma ameaça que avança rumo à Terra, com a possibilidade de varrer planetas e a mesma voracidade que Galactus poderia no universo Marvel. Parallax só foi derrotado por conta de toda a força de vontade (o combustível do anel) do Lanterna Verde campeão do setor 2814, Hal Jordan.

12. Lanterna Verde

(Imagem: Reprodução/DC Films)

Embora o Lanterna Verde de Ryan Reynolds tenha passado pouco tempo sendo o Gladiador Esmeralda da Terra, mostrou alguns dos grandes atributos do personagem, como coragem e força de vontade incomuns. No final das contas, venceu Parallax e seus próprios medos, e a Tropa dos Lanternas Verdes também foi citada em Liga da Justiça.

11. Ares

(Imagem: Reprodução/DC Films)

O vilão agiu de forma muito mais cerebral do que física em Mulher-Maravilha, espalhando e fomentando a guerra pela Terra ao longo das décadas. Mas também vimos um pouco de sua força e violência quando deixou seu disfarce e mostrou que pode ser um oponente muito poderoso - especialmente ao passo que vai consumindo o ódio e se tornando mais perigoso.

10. Doutor Silvana

(Imagem: Reprodução/DC Films)

Thaddeus Silvana conseguiu roubar o Olho do Pecado da Pedra da Eternidade e assim liberou a força de todos os pecados para se tornar seu campeão. Além de vários tipos de habilidades, de acordo com cada entidade que controla, a natureza de seus poderes é mágica, o que é especialmente útil contra um certo kryptoniano — Superman é vulnerável a magia.

9.  Lobo da Estepe

(Imagem: Reprodução/DC Films)

No próprio filme da Liga da Justiça, o vilão conseguiu mobilizar as amazonas, os deuses gregos, os atlantes e a Tropa dos Lanternas Verdes no passado — e até mesmo matou o Lanterna Yalan Gur. Além de comandar as legiões de parademônios de Darkseid, Lobo da Estepe é incrivelmente forte e rápido, com uma defesa difícil de quebrar.

8. Apocalypse

(Imagem: Reprodução/DC Films)

Clonado com DNA kryptoniano de Zod, a criatura é uma espécie de “Hulk Superman”, com poderes semelhantes ao de Kal-El e a fúria e o corpo indestrutível do Hulk. Vale destacar que ele obrigou a atuação conjunta da Trindade (Batman, Mulher-Maravilha e Superman) e ainda foi responsável pela morte do Homem de Aço.

7. Mestre dos Oceanos

(Imagem: Reprodução/DC Films)

Orm, o meio-irmão de Arthur Curry, o Aquaman, possui habilidades semelhantes de superforça, resistência e agilidade sobre-humanas, e a capacidade para usar o Tridente do Rei para controlar os sete mares. Aliás, quando está com esse artefato, é quase invencível.

6. Zod

(Imagem: Reprodução/DC Films)

Zod e seus conterrâneos possuem basicamente os mesmo poderes que o Superman, como vimos em Homem de Aço. Alimentados pelo nosso Sol amarelo, eles voam, soltam raios pelos olhos, são virtualmente indestrutíveis e incrivelmente fortes. Kal-El, com a vantagem de estar habituado à nossa atmosfera e doenças, e por estar aqui sendo “carregado” pelo Sol há décadas, é certamente mais forte em todos os aspectos.

5. Magia

(Imagem: Reprodução/DC Films)

A doidinha June Moone pode parecer inofensiva, mas quando é possuída por uma força antiga e se torna uma feiticeira poderosa, pode até mesmo ameaçar a existência de nossa realidade. Foi necessário um grande esforço do Esquadrão Suicida, e seus membros casca-grossa, para detê-la.

4. Shazam

(Imagem: Reprodução/DC Films)

O campeão da Pedra da Eternidade é comumente chamado de O Herói Mais Poderoso da Terra, porque, bem, ele é terráqueo e possui habilidades que podem superar os poderes do Superman — e, de novo, aqui ele usa magia, o que é especialmente útil contra kryptonianos. Se Billy Batson e sua família conseguem sincronizar o uso de tudo o que podem fazer, Shazam se torna imbatível.

3. Aquaman

(Imagem: Reprodução/DC Films)

Imagina como seria você viver em pressões submarinas absurdas e voltar para chão firme. Seu corpo estaria tão sólido que seria quase impenetrável entre nós. É assim que Arthur Curry, que é igualmente forte e rápido, pode ser, tanto fora quanto dentro d’água. Além disso, com o Tridente do Rei, ele se torna uma das criaturas mais poderosas da Terra e até do universo DC.

2. Mulher-Maravilha

(Imagem: Reprodução/DC Films)

Voo, superforça, resistência acima do limite humano e agilidade em batalha. Ela tem liderança natural e, além de tudo isso, possui armas mágicas indestrutíveis. Seus braceletes conseguem desviar projéteis de qualquer natureza. Sem contar que ela teve que derrotar as irmãs amazonas para se tornar a maior delas, como vimos em seu primeiro filme.

1. Superman

(Imagem: Reprodução/DC Films)

Superman é o maior de todos no DCEU, embora ele ainda não tenha tido tempo de mostrar tudo o que pode fazer. Sua superaudição pode ouvir coisas a quilômetros de distância e ele tem força para deter toda a Liga da Justiça junta — e mesmo assim consegue se concentrar para poder escutar seus próprios pensamentos ou não quebrar o chão ao pisar. O Flash parecia estar em câmera lenta durante a briga e, bem, Kal-El/Clark Kent venceu a própria morte.

Como sempre, vale a máxima: listas são criadas para discutirmos e muita gente deve ter opiniões diferentes. E para você, quais são as criaturas mais poderosas do DCEU?

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.