Quem é o ser mais poderoso do Universo Cinematográfico da Marvel?

Por Claudio Yuge | 13 de Outubro de 2019 às 12h48
Ryan Meynerding
Tudo sobre

Marvel

Saiba tudo sobre Marvel

Ver mais

Quem ganharia em uma briga entre o Capitão América e o Hulk? E será que Thanos daria conta de Dormammu? Essas são perguntas que adoramos fazer quando crianças e… bem, quando adultos também. E daí o desenvolvedor de games Zachary Meyers decidiu tirar a prova por conta própria, analisando cada um dos filmes do Marvel Studios (a avaliação não leva em conta Capitã Marvel, Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores: Ultimato) e criando uma tabela para classificar a capacidade dos heróis e vilões do Universo Cinematográfico Marvel (MCU, na sigla em inglês).

“Desenvolvedor de jogos por profissão, mas com uma paixão ao longo da vida pelo cinema e contar histórias. Sou um ‘especialista’ do MCU, mas nunca li uma história em quadrinhos. Compenso isso pesquisando os quadrinhos em um nível superficial”, diz o perfil do rapaz na plataforma de curiosidades Quora.

Tabela de poder criada por Zachary Meyers (Imagem: Reprodução/Quora)

Bem, Meyers usou um sistema próprio para categorizar e criar um sistema com diferentes níveis para os personagens. A regra primordial é: “Um personagem em combate tem 50% de chances de ganhar quando lutar contra um personagem do mesmo nível ou quando lutar contra dois personagens do próximo nível inferior”. Ou seja, dois com nível 7 têm 50% de chances, assim como um com 7 tem o mesmo percentual diante dois de 6.

A tabela criada por Meyers

A partir dessa regra primordial, Meyers avaliou todos os combates e o comportamento dos personagens de cada filme e criou categorias em que é possível encaixar todos os participantes. Abaixo, a descrição delas.

Humanos Saudáveis (1)

A maioria de nós entraria aqui. Alguém com exercícios moderados e uma dieta saudável. Pode correr mais do que um quarteirão sem grandes problemas, força razoável muscular. Sem experiência em combates. Aqueles que conhecem artes marciais, mas não a utilizaram na vida real entram aqui também.

Humanos Experientes (2)

Gângsteres, lutadores de MMA, militares de patente baixa. Este é o nível que está aquele monte de gente que a Viúva Negra costuma surrar.

Humanos Muito Experientes (3)

Aqueles treinados militarmente e com muita experiência. São soldados bastante vividos, equipes de operações especiais e assassinos.

Humano em seu Pico (4)

Nível de entrada para se tornar um Vingador. É necessário ter experiência como especialista em combate ou mais, além de alguma habilidade específica com tecnologia ou armas, como o Gavião Arqueiro e seu arco. Este nível abarca também espécies alienígenas que possuem força similar, como os Chitauri e os Sakaarans.

Super-Humanos (5)

Aqueles que possuem melhorias biológicas ou mecânicas. Entram aqui, também, formas de tecnologia que consigam diminuir a capacidade de ser alvejado por balas, como a roupa de voo aperfeiçoada do Falcão. Não se qualifica neste nível quem não consegue se livrar de tiros ou se curar deles mais rapidamente. Este nível abarca, também, certos alienígenas sub-asgardianos que podem ser à prova de balas. Civis asgardianos não-combatentes também se enquadram aqui.

Alienígenas Similares a Deuses (7)

Asgardianos treinados ou lutadores Kree, raças alienígenas com similares fisiologias e força. O Thor entra aqui sem seu martelo e os raios. Alienígenas e humanos podem alcançar este nível se utilizarem melhorias cibernéticas ou biológicas.

Alienígenas Similares a Deuses Superiores (8)

Existem diversas maneiras de se chegar a este nível, sendo os métodos mais comuns o uso de super-armas alienígenas como o Mjolnir, a armadura do Ronan e a superforça, além da maioria das formas de "mágica". Monstros espaciais como o Fenris entram aqui. A raça de titãs de onde surgiu Thanos entra provavelmente neste nível, mas ele está em um acima.

Melhores do Universo (9)

Os seres mais poderosos do universo. Costumam ser quase invencíveis, mas possuem alguma fraqueza. Alguns conseguem destruir planetas. O critério mínimo é seguir a regra um, ou seja, seriam capazes de destruir ou igualar-se a dois "oitos" simultaneamente.

Melhores do Multiverso (10)

Quase sem limites de poder, podem ameaçar dimensões inteiras. O único que chegou até aqui é o Dormammu.

Como funciona essa tabela nos “confrontos”?

Segundo esse sistema de Meyers, um “5” não acaba, necessariamente, com dois “4” — os dois lados possuem 50% de chances. Da mesma maneira um “5” contra um “4” tem 66% de chances de ganhar.

(Imagem: Reprodução/Marvel Comics)

Por exemplo: apesar do Gavião Arqueiro não ter a mesma força e resistência do Soldado Invernal, ele ainda tem 33% contra o oponente — mas apenas 20% na disputa com o Homem de Ferro, que "vale" quatro Gaviões Arqueiros. Então, em um de cinco cenários, o Gavião Arqueiro teoricamente venceria.

Guardiões foram medidos à parte

Os Guardiões são difíceis de classificar, em parte porque não os vimos lutando diretamente com humanos (3) ou contra um Kree ou Asgardiano (7). De qualquer forma, Meyers considerou suas participações em cada longa para definir os seguintes valores para eles:

  • Drax (7)
  • Yondu (7)
  • Gamora (7)
  • Nebula (7)
  • Groot (7)
  • Groot II (5)
  • Rocket (6)
  • Star Lord (4)
  • Mantis (2)

Esse é o ponto que mais traz polêmicas, já que, como sabemos, Peter Quill é o filho de um Celestial no MCU e em Guardiões da Galáxia 2 ele mostrou que pode executar ações comparáveis as de um semideus.

E o resultado final é…

A tabela completa é bem extensa e traz 150 personagens. Mas adiantamos aqui os dez primeiros da lista: Morte, Dormammu, Hela, Odin, Doutor Estranho, Thanos, Ego (O Planeta Vivo), A Anciã, Surtur e Motoqueiro Fantasma. Vale destacar que essa lista é pré-Vingadores: Guerra Infinita, pois, após essa aventura, Thor subiu para 9 e Homem de Ferro foi de 7 para 8.

O rol é enorme, dá para ver todo mundo neste link.

Dormammu foi um dos campeões. (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)

Bem, discordar faz parte das listas, de qualquer forma, não dá para deixar de parabenizar Meyers por tentar organizar tudo em um ranking que, justo ou não, parece equilibrado o suficiente para a gente continuar brincando de discutir: quem é o mais poderoso do MCU para você?

Fonte: Quora  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.