Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Quem é o Estranho em O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder?

Por| Editado por Jones Oliveira | 14 de Outubro de 2022 às 19h15

Link copiado!

Amazon Prime Video
Amazon Prime Video
Tudo sobre Amazon

O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder chegou ao Prime Video já plantando alguns mistérios, inclusive para velhos fãs da saga e que conhecem a obra de Tolkien de trás pra frente. É o caso da identidade do Estranho (Daniel Weyman), o enigmático personagem que literalmente caiu do céu no primeiro episódio e que vem intrigando o público sobre o seu papel na Terra-Média.

O fato de ele ter caído diante dos pés-peludos, antepassados dos Hobbits, fez muita gente imaginar que ele poderia ser ninguém menos do que o bom e velho Gandalf, o mago vivido por Ian McKellen nos filmes. Contudo, muita gente relutou em acreditar em uma solução tão óbvia.

Segundo a cronologia apresentada nos livros, os magos só deveriam chegar à Terra-Média séculos depois dos eventos apresentados na série. Por isso, muitos fãs passaram a especular que o roteiro plantou falsas pistas para levar a crer que o Estranho seriao Cinzento quanto, na verdade, seria Sauron ou mesmo outro personagem de caráter duvidoso. 

Continua após a publicidade

Só que o último episódio da primeira de Os Anéis do Poder acabou com o mistério e, enfim, revelou a verdadeira identidade do Estranho e provou que algumas das teorias levantadas pelos fãs sempre estiveram certas.

Atenção, o texto a seguir tem spoilers do final da temporada de Os Anéis de Poder! 

Quem é o Estranho?

Continua após a publicidade

Provando que é possível ser óbvio e, ainda assim, seguir com o mistério, o último episódio da temporada confirmou que o Estranho é mesmo Gandalf. Isso é revelado pouco tempo depois de um grupo de Servos das Trevas o confundirem com o próprio Sauron e ele próprio acreditar nessa informação. No entanto, bastou ver seus amigos pés-peludos em perigo para que a névoa sobre sua mente se dissipasse e ele descobrir sua própria identidade.

Vale destacar que, em nenhum momento, o personagem se assume como Gandalf, Olórin, Mithrandir ou qualquer um dos muitos nomes que o Mago Cinzento carrega entre os povos da Terra-Média. Ao confrontar os servos de Sauron, ela usa sua magia e são os inimigos que percebem a própria confusão e revelam que ele é um Istar, um dos seres enviados pelos deuses para ajudar a Terra-Média na luta contra as trevas. 

Em tese, ele poderia ser qualquer um dos magos, de Saruman a Radagast. Contudo, há algumas pistas que apontam claramente para Gandalf.

Continua após a publicidade

Primeiro, os vilões falam como se conhecessem os Istari, o que significa que outros já chegaram antes — nos livros, é descrito que o Cinzento é o último a chegar. Além disso, já nos momentos finais do episódio, ele repete para a pequena Nori (Markella Kavenagh) uma fala que é bem marcante do personagem de Ian McKellen em A Sociedade do Anel: "na dúvida, sempre siga seu nariz".

Assim, se restava alguma dúvida de que o Estranho é mesmo Gandalf, essa citação acabou com todas elas e confirmou que a semelhança entre os dois personagens e a própria relação com os pés-peludos não foi construída por acaso.

Um anjo caiu do céu

E essa revelação torna alguns dos acontecimentos da temporada de Os Anéis de Poder mais claros. É o caso da chegada do Estranho, que caiu do céu como um meteoro. Ao mostrar a chegada do personagem de forma tão incomum, a série deixa claro que ele é alguém diferente dos elfos, dos humanos e de qualquer outra raça que normalmente vive na Terra-Média. É explícito que ele é alguém que chega de fora.

Continua após a publicidade

Como não existem aliens no universo de Tolkien, a resposta mais plausível é a religiosa. Para os fãs, a aposta mais plausível para a identidade do Estranho era que ele seria um anjo — ou, melhor dizendo, um Maia.

Os Maiar são uma entidade existente dentro dessa mitologia tolkieniana que correspondem aos anjos da tradição cristã. São espíritos criados pelos deuses para ajudá-los em diferentes tipos de tarefas, incluindo na formação do mundo e também na hora de conduzir humanos e elfos a seguirem por um caminho menos tortuoso. E, assim como acontece com o Estranho, eles também simplesmente chegam na Terra-Média.

Ao longo de todos os livros, é explicado que existiram diversos tipos de Maiar ao longo da existência e que apenas alguns se tornaram conhecidos pelos povos. No início dos tempos, por exemplo, alguns foram cooptados e corrompidos por Melkor, transformando-se nos Balrogs. Outros se aliaram ao deus caído por vontade própria, como Mairon — que viria a se tornar Sauron.

Continua após a publicidade

Contudo, os Maiar mais famosos são justamente aqueles que passam a ser conhecidos como magos. Gandalf, Saruman e Radagast fazem parte dessa ordem quase celeste que é enviada para a Terra-Média em um momento bem específico para ajudar elfos e humanos a seguirem e protegê-los do retorno do mal representado por Sauron.