Publicidade

Quase metade das salas de cinema do mundo já estão funcionando

Por| 07 de Agosto de 2020 às 20h15

Link copiado!

Bloomberg
Bloomberg

Por serem ambientes fechados, em que pessoas sentam próximas umas das outras, e com ventilação proveniente de ar-condicionado, os cinemas ficaram indisponíveis em quase todo o mundo quando a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2) começou a se espalhar. Meses depois, mesmo com novas ondas de contaminação, as informações são de que quase metade das salas já estão funcionando ao redor do globo, segundo informações do Variety.

  • Cinemas começam a preparar reabertura no Brasil com campanha #JuntosPeloCinema
  • Mulan terá estreia no streaming Disney+ na mesma data do lançamento para cinemas
  • Assinante do Telecine poderá alugar filmes que acabaram de sair do cinema

Os dados foram levantados pela Gower Street Analytics, empresa de análise especializada da indústria cinematográfica, e indicam que os cinemas que representam 48% da bilheteria global abriram no último final de semana. Esse número é 41% maior que o dos sete dias anteriores e corresponde a uma arrecadação financeira que totaliza por volta de US$ 90 milhões no período de sexta a domingo.

A maioria dos cinemas reabertos agora segue rígidas regras de distanciamento físico e operam com suas capacidades reduzidas, o que significa que as bilheterias dos filmes também serão afetadas e só poderão voltar a crescer quando as salas puderem ser lotadas novamente.

Continua após a publicidade

O maior número de telas de cinema comercial do mundo está na China, o que justifica o interesse das distribuidoras no país. As salas chinesas ainda estão em processo de reabertura e, segundo dados da Gower Street, o primeiro final de semana chegou a 54% de disponibilidade de bilheteria, número que subiu para 73% no segundo fim de semana.

Para se recuperar do período de inatividade, as concorrentes AMC Theatres e Universal Pictures deram uma trégua nas rivalidades e decidiram diminuir as estreias exclusivas, permitindo que as salas possam atrair mais espectadores. Em contrapartida, uma das estreias mais aguardadas para lançamento nos cinemas, a adaptação live-action Mulan, terá seu lançamento simultâneo em streaming nos países em que o Disney+ já está disponível.

Continua após a publicidade

Nos EUA, as bilheterias seguem sendo fortemente impactadas pela COVID-19. Atualmente, o número de salas de cinema abertas está sofrendo uma redução, sobretudo na Califórnia, que voltou à fase de isolamento e fechamento de estabelecimentos menos essenciais. Estima-se que a bilheteria norte-americana esteja US$ 4,7 bilhões abaixo da média dos últimos três anos.

No Brasil, o projeto #JuntosPeloCinema tenta reabrir as salas do país, mas, até o momento, não há informações novas ou uma previsão de quando isso possa acontecer.

Fonte: Variety