Quais são as diferenças entre o Hulk verde e o vermelho?
Por Daniel Vila Nova | •
O Hulk é um dos personagens mais icônicos da história dos quadrinhos, tendo sido criado por Stan Lee e Jack Kirby em 1962 e se tornando um dos pilares da Marvel na cultura pop mundial.
O alter ego de Bruce Banner ficou famoso por sua pele esverdeada, sua força extraordinária e sua raiva incontrolável, mas ele não é o único personagem a receber tal alcunha.
O Hulk vermelho foi criado por Jeph Loeb e Ed McGuinness em 2008 e será introduzido no Universo Cinematográfico Marvel (MCU, em inglês) em Capitão América: Admirável Mundo Novo. O gigante escarlate, alter-ego de Thaddeus Ross, será interpretado por Harrison Ford.
Mas afinal, o que muda entre os dois personagens? O Canaltech separou as principais diferenças entre o Hulk verde e o Hulk vermelho. Confira:
A identidade
O Hulk original é Bruce Banner, um cientista que se acidentou em um experimento com raios gama e acabou se transformando no monstro verde que todos nós conhecemos.
Extremamente inteligente, Banner é gentil e bondoso, mas é atormentado por seu alter ego raivoso. No MCU, foi interpretado por Edward Norton e atualmente é papel de Mark Ruffalo.
Já o Hulk vermelho é Thaddeus Ross, um dos principais rivais do gigante esmeralda. Ross, que é um general do exército americano, é pai de Betty Ross — interesse amoroso de Banner.
O militar nutre um ódio mortal pelo monstro verde, mas acabou sendo transformado em Hulk vermelho após participar de um experimento que utilizava raios gama e uma versão modificada do Soro do Super Soldado. No MCU, no entanto, ainda não foi revelado se Ross se transformará no gigante escarlate da mesma forma.
Há ainda uma outra versão do Hulk Vermelho: Robert Maverick. Ele, que também é um militar, foi escolhido para assumir o manto do monstro vermelho pelo próprio exército e chegou a integrar os U.S.Avengers, uma versão militarizada do supergrupo.
Os poderes
A super força de Hulk talvez seja o seu poder mais reconhecível e tal habilidade é compartilhada pelas duas versões do personagem. O arsenal das duas monstruosidades é semelhante, mas há uma pequena diferença entre ambos: o fogo.
O Hulk vermelho é capaz de emitir um calor sobrenatural do seu corpo, fazendo com que o monstro seja tomado por chamas e queime tudo ao seu redor. De acordo com os quadrinhos, tal calor surge por conta da radiação gama.
O Hulk verde, no entanto, conta com uma vantagem: a raiva. Quanto mais irritado o gigante esmeralda fica, mais forte ele se torna. A premissa, entretanto, não é verdade para a contraparte vermelha do monstro.
Dessa forma, o Hulk vermelho tem um limite de força que não é compartilhado com seu co-irmão. Para piorar a situação, o esforço prolongado do gigante escarlate pode exauri-lo devido a quantidade de energia necessária para manter seu calor ativo.
A transformação
Bruce Banner vive uma espécie de O Médico e O Monstro moderno. O cientista não tem controle sobre seu próprio corpo e, sempre que experimenta fortes emoções, acaba se transformando na besta esverdeada.
Quando o Hulk surge, Banner perde o controle e se torna um passageiro na máquina de guerra desgovernada que é seu alter ego. E se é bem verdade que, em algumas histórias, Banner e Hulk conseguiram firmar um acordo para que ambos dividam o controle sobre o corpo, o gigante escarlate jamais teve de enfrentar tal problema.
Além de ter total controle sobre sua transformação, Ross mantém sua inteligência e sua consciência quando se transforma no Hulk vermelho. Militar formado, o general é um expert em estratégia de combate e combina sua força e seu intelecto para derrotar seus inimigos.
Leia mais: