Prévia Ms. Marvel | Quando o Homem-Aranha encontra a Pixar
Por Durval Ramos • Editado por Jones Oliveira |

Ms. Marvel chega ao Disney+ com uma proposta bem simples: trazer uma história mais leve e descompromissada para o Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês). Depois de vermos o mundo quase ser destruído uma dúzia de vezes, é bom colocar o pé no chão e acompanhar as desventuras de uma menina que precisa esconder seus novos poderes da família.
E todo esse elemento étnico da série é muito bem trabalhado e de forma bastante orgânica. O roteiro explora bem o fato de Kamala ser filha de paquistaneses e todas as tradições e dinâmicas da própria comunidade são costuradas na trama. Até mesmo pontos históricos, como a dominação inglesa da Índia e a formação do Paquistão na década de 1940, são abordados de forma bem inteligente e conectados à origem tanto de Kamala quanto da própria Ms. Marvel.
Aliás, a tão comentada mudança nos poderes da heroína é algo que ainda segue em aberto. Isso porque, embora as habilidades realmente sejam outras — ela cria uma espécie de luz sólida ao invés de ser transmorfa, como nos quadrinhos, a origem disso tudo ainda pode ser bem fiel.
Digo isso na condicional porque os episódios divulgados pelo Disney+ não revelam isso e a corrida por respostas é algo que deve ser o centro de toda a trama da temporada. O que fica claro é que há algo de especial em Kamala e em sua família que permitem que ela seja especial.
Sendo inumana ou não, isso é algo que somente as próximas semanas vão responder. Contudo, o pouco que foi mostrado já mostra o quanto Kamala Khan é realmente especial e uma grande adição ao MCU. Divertida, carismática e recorrendo a referências que funcionam muito bem tanto do lado gibi quanto no aspecto cultural, a estreia da heroína adolescente era aquilo que a Marvel precisava em seu universo cinematográfico: um pouco de pé no chão e uma aventura simples e banal para a gente acompanhar sorrindo. Igual um bom gibi.
Assim, temos um acerto em cheio na construção da Ms. Marvel. No entanto, a gente sabe que isso não é o suficiente e é nesse ponto que resta a maior dúvida sobre a série. Com uma temporada de seis episódios, os dois primeiros servem apenas para introduzir Kamala e o mundo à sua volta, sobrando pouco espaço para apresentar o arco maior que ela vai ter que encarar.
Há algumas sugestões aqui e ali do que está por vir, mas a preocupação é se esses dois terços restantes de história vão ter o que contar ou se o MCU vai tropeçar mais uma vez em um roteiro com ótimos personagens, mas pouca sustância. Foi o calcanhar de Aquiles de Cavaleiro da Lua e que pode se repetir com Ms. Marvel. Esperamos que não, pois Kamala Khan merece um futuro muito mais brilhante.
Ms. Marvel estreia no Disney+ nesta quarta-feira, 8 de junho.