Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Por que Doutor Estranho será o único herói a ajudar o Homem-Aranha?

Por| Editado por Jones Oliveira | 24 de Novembro de 2021 às 15h20

Link copiado!

Divulgação/Sony Pictures
Divulgação/Sony Pictures
Peter Parker

Embora ainda falte algumas semanas para a estreia de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, algumas dúvidas sobre o longa ainda permanecem no ar. E não apenas as relacionadas à presença ou não de Andrew Garfield e Tobey Maguire no longa, mas algo muito mais prático e imediato: por que nenhum outro herói apareceu para ajudar Peter Parker (Tom Holland) em meio à bagunça que sua vida se tornou após sua identidade secreta ter sido revelada?

Essa é uma questão que pode ser respondida no próprio filme, mas que vem intrigando os fãs do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês) desde já — tanto que algumas teorias surgiram para tentar explicar por que apenas o Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch) se prontificou em auxiliar o Escalador de Paredes.

Continua após a publicidade

Uma das possíveis explicações para isso é que, apesar de ter sido apelidado de Amigão da Vizinhança, o Homem-Aranha não é tão amigo assim do restante dos Vingadores. Ainda que ele seja parte da equipe e tenha ajudado a combater a ameaça de Thanos, ele nunca teve muito tempo para criar conexões com os demais heróis, sendo que o Mago Supremo foi o único com quem ele teve mais contato justamente por terem ficado presos juntos em Titã durante parte de Vingadores: Guerra Infinita.

Na sua estreia no MCU, em Capitão América: Guerra Civil, ele foi convocado pelo Homem de Ferro (Robert Downey Jr.) de última hora para caçar a equipe de Steve Rogers (Chris Evans) e, desde então, nunca vimos o jovem se aproximando de ninguém além do próprio Stark. E como o gênio, bilionário, playboy e filantropo morreu, não restaram muitas pessoas superpoderosas em Nova York com quem Parker poderia contar nessa hora de necessidade.

O problema é que essa explicação é bastante problemática, pois trata os Maiores Heróis da Terra como grandes individualistas. Basicamente, se eles não têm nada ver com aquele problema e não há nenhum amigo envolvido, não há por que eles se envolverem — mesmo que isso implique em deixar um bando de vilões extradimensionais à solta pela cidade.

Continua após a publicidade

Outras explicações

Dessa forma, é muito mais fácil imaginar que os demais membros dos Vingadores estavam lidando com outros problemas enquanto o Homem-Aranha abria um portal para realidades diferentes e trazendo criminosos para o MCU. Embora ainda não saibamos em que momento exato da cronologia Sem Volta para Casa se passa, é fácil imaginar que o Falcão (Anthony Mack) está ocupado lidando com os Apátridas e que o Gavião Arqueiro (Jeremy Renner) está cuidando de sua família enquanto Parker tenta lidar com a revelação da sua identidade secreta.

Essa é uma explicação que é bastante comum nos quadrinhos, onde essa conexão entre personagens é ainda mais comum e o mundo compartilhado é um conceito bem mais explorado. Assim, enquanto o Homem-Aranha está arranjando novos problemas para si, os demais heróis estão lidando com os seus e nem todo mundo está sempre disponível a todo momento.

Continua após a publicidade

Contudo, é muito provável que a explicação apresentada seja uma só: o Doutor Estranho será o único herói a aparecer porque era de quem o roteiro precisava. Durante a coletiva de imprensa de Gavião Arqueiro, o presidente do Marvel Studios, Kevin Feige, comentou sobre isso quando foi questionado sobre como usar essas conexões dentro do MCU e revelou que a participação de personagens acontece sempre de acordo com aquilo que a história exige.

“Nos quadrinhos da Marvel, o Aranha pode passar pela sua janela a qualquer momento ou mesmo o Quarteto Fantásticos aparecer no meio da rua”, aponta Feige. “Mas é sempre no sentido da história que está sendo contada. Esse é o foco primário na hora de ter uma participação especial”.

Dessa forma, há uma razão narrativa para o Doutor Estranho estar ali. Como o trailer aponta, foi o próprio Peter quem foi atrás do Mago Supremo para fazer o mundo esquecer sua identidade secreta, o que faz com que o herói também tenha testemunhado as consequências desse feitiço para o mundo. Assim, como ele é parte ativa do problema, é natural que ele participe de sua resolução.

Continua após a publicidade

Mais do que isso, trazer qualquer outro herói seria uma saída muito simplista e que esvaziaria a trama — o chamado deus ex machina, a solução divina que surge de repente. É quase como se o Superman aparecesse sempre para pegar o Coringa enquanto o Batman está juntando pistas para encontrar o vilão. Por mais que a gente se empolgue vendo isso acontecer, é uma solução pobre de roteiro.

Por isso, em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, pode ter certeza de que dificilmente vamos ver outro herói dando as caras e é bem provável que não vejamos nem mesmo uma explicação do porquê disso. No máximo, alguma piada sobre o assunto — o que faria muito mais sentido.

Homem-Aranha: Sem Volta para Casa estreia nos cinemas de todo o Brasil no dia 16 de dezembro de 2021.