Pílula de Farinha: O Escândalo Que Gerou Vidas: entenda caso por trás da série
Por Paulinha Alves |

Estreou nesta terça-feira (30) na HBO Max o primeiro episódio da série documental Pílula de Farinha: O Escândalo Que Gerou Vidas, produção sobre o caso farmacêutico que ficou conhecido como “pílula de farinha” e marcou o Brasil em 1998.
- The Beatles Antologia: quando a série documental chega ao Disney+?
- Aka Charlie Sheen: 6 revelações da série documental da Netflix
Dividido em três episódios, o projeto se debruça sobre o escândalo e a repercussão do caso, mostrando as teorias levantadas a respeito do papel do laboratório na situação e a misoginia que permeou as investigações.
Coproduzida pela Farra e pela Warner Bros. Discovery, a série traz relatos de cinco vítimas: Paloma, Silvana, Meire, Maria Lúcia e Inês, mulheres que foram surpreendidas pelas gestações imprevistas e tiveram suas vidas transformadas desde então.
Um dos maiores escândalos farmacêuticos do país
Caso que ganhou repercussão nacional, o escândalo da pílula de farinha aconteceu em 1998, quando cerca de 600 mil comprimidos sem efeito do anticoncepcional Microvlar foram parar nas farmácias do país.
Feitas apenas para testes de embalagem do laboratório Schering, as pílulas de placebo chegaram até as consumidoras traçando um caminho que é até hoje alvo de discussões, já que a empresa nega que tenha distribuído as unidades, afirmando que o produto foi vendido de maneira irregular.
Como resultado, inúmeras gestações indesejadas foram registradas pelo país, afetando mulheres de diferentes idades e classes sociais e, em alguns casos, com questões de saúde que desaconselhavam uma gravidez.
Diante da situação, as vítimas precisaram se reestruturar financeiramente e socialmente, com muitas tendo que buscar a reparação do laboratório na Justiça, em um processo que perdurou por anos e deixou cicatrizes até hoje.
Série se divide em três “fases” do caso
A série da HBO Max revisita o caso quase três décadas depois, relembrando a apuração jornalística que revelou o episódio e dando voz às vítimas. Os episódios se dividem entre as diferentes “fases” do escândalo e são feitos a partir de imagens de arquivos e depoimentos de pessoas envolvidas.
Veja a sinopse de cada episódio:
- Episódio 1 (30 de setembro) – Mulheres têm suas vidas reviradas ao descobrirem que estão grávidas, mesmo tomando o anticoncepcional mais popular do Brasil. Um grupo de jornalistas apura que lotes de placebo foram vendidos por todo o país ao invés do remédio verdadeiro.
- Episódio 2 (7 de outubro) – Roubo? Chantagem? Conspiração? Investigações vão atrás de respostas sobre como as pílulas de placebo chegaram indevidamente ao mercado, enquanto as vítimas tentam reestruturar suas vidas e buscar a reparação do laboratório na Justiça.
- Episódio 3 (14 de outubro) – Um novo escândalo envolvendo o anticoncepcional gera ainda mais revolta. As vítimas vivem a tensão do parto e da luta judicial contra o laboratório, que atinge seus níveis mais extremos, deixando cicatrizes que são sentidas até hoje.
Dirigida por Cassia Dian, a série documental Pílula de Farinha: O Escândalo Que Gerou Vidas pode ser assistida semanalmente na HBO e na HBO Max.
Leia também: