Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pantera Negra 2 | Visual de Namor pode ter sido revelado e já divide opiniões

Por| Editado por Jones Oliveira | 04 de Julho de 2022 às 10h41

Link copiado!

Marvel Comics
Marvel Comics
Tudo sobre Marvel

As primeiras informações mais concretas de Pantera Negra: Wakanda para Sempre finalmente começaram a chegar. Faltando quatro meses para a estreia do longa, agora podemos conferir as primeiras artes conceituais que mostram como será o visual de Namor no Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês). E, como não poderia deixar de ser, a revelação dividiu opiniões, foi alvo de muita crítica e de comparações com o Aquaman.

As imagens não foram divulgadas oficialmente pela Marvel e, portanto, podem ser um vazamento falso. Há indícios de que o Príncipe Submarino vai ser o grande antagonista da trama e devemos ver Atlântida ser apresentada como um reino rival de Wakanda. Ao que tudo indica, inclusive a arte conceitual, é que o escolhido para viver um dos anti-heróis mais antigos da Marvel é o ator Tenoch Huerta (Uma Noite de Crime: A Fronteira).

Mas o que mais chamou a atenção foi o visual dado a Namor no MCU. Como as artes conceituais revelam, o personagem vai aparecer no longa com seu uniforme clássico, ou seja, uma simples sunga. Contudo, isso vai ser feito com a adição de alguns elementos étnicos que não existem nas HQs.

Continua após a publicidade

Pelo que as primeiras imagens sugerem, tanto Namor quanto toda Atlântida vão trazer alguns elementos étnico e culturais a exemplo do que já acontece com o Pantera Negra e Wakanda. A diferença é que, ao invés de trazerem essa estética africana, o Príncipe Submarino foi todo construído com uma pegada mais asteca.

Isso fica bastante claro nos adereços que aparecem nas imagens divulgadas. O desenho dos braceletes, o brinco e os demais ornamentos que o anti-herói carrega remetem diretamente aos povos mesoamericanos. Isso fica ainda mais claro na foto em que Namor aparece com uma espécie de elmo ou coroa ritualista, que faz bastante alusão a essa cultura que habitava a atual região do México entre os séculos 14 e 16.

Por um lado, é uma escolha que faz bastante sentido. Vamos combinar que o visual clássico do Namor não é muito heróico e que qualquer ida à praia no Rio de Janeiro é o suficiente para encontrar pessoas vestidas exatamente da mesma forma. Então, dar pompa a alguém só de sunga já é um trabalho e tanto por parte da Marvel.

Continua após a publicidade

Além disso, a escolha de dar ao personagem essa carga cultural é algo que também dialoga muito com o que é Wakanda. Enquanto o Pantera Negra é essa exaltação da cultura africana como um reino que vive alheio à influência estrangeira por gerações, faz sentido termos em Atlântida uma relação semelhante. E como Atlântida tecnicamente não existe, ela pode ser colocada em qualquer lugar do planeta que funcione da mesma maneira.

Assim, a ideia de colocar esse reino perdido nas Américas fazendo uma alusão direta aos povos mesoamericanos tem tudo para ser uma decisão acertada, principalmente se isso for trabalhado no roteiro. Afinal, os astecas foram dizimados pelos europeus quando estes chegaram à região, e isso pode ser muito bem trabalhado para justificar o ódio de Namor pela superfície.

Continua após a publicidade

Ainda assim, não faltaram críticas e piadas em relação ao visual do personagem. Embora a essência do anti-herói esteja ali — a sunga, as orelhas pontudas, as asas nos calcanhares e a postura meio régia, meio babaca —, a decisão de dar uma etnia a Namor não foi tão bem aceita.

Ao longo do fim de semana, as redes sociais foram invadidas também por memes que brincavam com a falta de "roupas caras" no Príncipe Submarino da Marvel em comparação com o seu equivalente na DC. Enquanto Aquaman aparece com seu traje dourado e tridente, o Namor vem de sunga para o cinema. Bem, não é como se não fosse assim há quase 80 anos nos quadrinhos.

Mudança na origem

O Namor é um personagem mais antigo do que a própria Marvel. Ele foi criado em 1939, quando a editora ainda se chamava Timely Comics, e, por isso mesmo, passou por muitas transformações ao longo dos tempos. Parece que isso não vai ser diferente em sua chegada aos cinemas, já que devemos ter outra origem do Príncipe Submarino para que ele se adeque ao contexto de Pantera Negra.

Continua após a publicidade

Algumas imagens de produtos licenciados de Wakanda para Sempre fazem alusão a Tepeyollotl, o deus das montanhas da cultura asteca que é representado justamente como uma onça-pintada. E embora isso pouco dialogue com Atlântida, faz muito sentido quando pensamos que esse reino é rival de Wakanda, cujo deus é uma pantera.

Isso deve mexer bastante com a origem clássica de Namor nos quadrinhos. O conceito original do personagem traz o seu pai sendo um pesquisador humano que conhece uma princesa atlante em uma expedição na Antártica, o que faz do anti-herói esse mestiço. Assim, tudo leva a crer que isso não deve ser explorado em Wakanda Para Sempre e devemos ver namor ser somente um rei asteca desse reino escondido.

Continua após a publicidade

Essa mudança também deve justificar a existência do próprio vilão. Até agora, sabemos que Namor deve ser mais um rival de Wakanda do que realmente um inimigo, o que significa que outro vilão deve aparecer para ser a grande ameaça da trama. E, conforme as artes conceituais apresentam, esse papel deve ficar na mão de Attuma, um dos inimigos de Namor nos quadrinhos e que aparece aqui já com um visual bem mais tribal e também ameaçador.

Outras novidades

Mas não foi apenas Namor quem apareceu na primeira divulgação de Pantera Negra: Wakanda Para Sempre. Algumas fotos vazadas também mostram o novo visual de Shuri (Letitia Wright) e Okoye (Danai Gurira).

Continua após a publicidade

No caso de Okoye, não há grandes mudanças, já que ela segue com o seu traje de Dora Milaje e sem grandes alterações em relação àquilo que o primeiro Pantera Negra já estabeleceu. Por outro lado, Shuri já aparece com um visual repaginado e casual, deixando para trás a seriedade da corte de Wakanda. E levando em conta que ela deve ser uma das protagonistas e que deve ir mais à ação, é uma mudança que faz bastante sentido.

Ainda assim, são informações iniciais e que mostram muito pouco. Pantera Negra: Wakanda para Sempre chega aos cinemas em 10 de novembro, o que significa que devemos ter mais detalhes sendo divulgados ao longo dos próximos meses — o que inclui quem vai herdar o título de Pantera Negra.