Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Onde assistir ao sorteio dos grupos da Copa do Mundo do Catar

Por| Editado por Jones Oliveira | 01 de Abril de 2022 às 09h00

Link copiado!

Rhett Lewis/Unsplash/CC
Rhett Lewis/Unsplash/CC

O sorteio dos grupos para a Copa do Mundo do Catar está marcado para acontecer nesta sexta-feira (1º) a partir das 13 horas (Horário de Brasília) e todo mundo que torce pela Seleção Brasileira está ansioso para saber onde assistir ao evento.

A competição será disputada em uma época diferente da tradicional, já que os meses de junho e julho são muito quentes no Catar. Por conta disso, o torneio começará no dia 21 de novembro, enquanto a grande final está marcada para 18 de dezembro de 2022.

Continua após a publicidade

O caminho até a decisão, no entanto, é muito longo. Por isso, é importante saber onde assistir ao sorteio oficial dos grupos da Copa do Mundo e, assim, começar a estudar os adversários que podem atrapalhar a Seleção Brasileira na luta pelo hexa.

A cerimônia de sorteio dos grupos reunirá cerca de 2 mil convidados, incluindo autoridades da política, do entretenimento e, claro, do futebol. O evento será realizado em Doha, capital do Catar, país-sede do Mundial 2022.

Como será o sorteio da Copa do Mundo do Catar

A Copa do Mundo do Catar será a última a ser disputada no atual formato, com 32 seleções divididas em oito grupos, com quatro integrantes cada um. A partir da Copa de 2026, o torneio terá três países-sede (Estados Unidos, México e Canadá) e serão 48 seleções na disputa.

Continua após a publicidade

Nesta sexta-feira há um planejamento traçado para o sorteio, e quem acompanhar a formação dos grupos da Copa do Mundo do Catar pode até estranhar o formato no começo. Por isso, o Canaltech explica direitinho como será o sorteio de hoje:

  • As 32 seleções serão divididas em quatro potes (1,2,3 e 4), cada um com oito integrantes, de acordo com o último ranking da Fifa;
  • Os grupos serão formados por uma seleção sorteada de cada pote, ou seja, seleções do mesmo pote não se enfrentarão na 1ª fase;
  • No Pote 1 estarão as seleções mais bem ranqueadas, também chamadas de cabeças de chave e, teoricamente, mais fortes que as outras. A única cabeça de chave que não está lá pelo ranqueamento é o Catar. As demais são, pela ordem: Brasil, Bélgica, França, Argentina, Inglaterra, Espanha e Portugal;
  • O Catar é o único que já sabe em que grupo cairá. Será no “A”, pois ele fará o jogo de abertura do Mundial;
  • Os potes 2,3 e 4 seguem a lógica do ranqueamento. Como não temos ainda todas as 32 seleções definidas, pois restam jogos válidos pela repescagem das Eliminatórias, estas seleções sem vaga farão parte do Pote 4;
  • Há uma segunda “trava” no sorteio, que não permite que seleções de um mesmo continente caiam no mesmo grupo. A exceção é em relação à Europa, que terá 13 representantes na Copa e, por isso, contará com duas equipes em pelo menos cinco grupos.

Seleções confirmadas na Copa do Mundo de 2022

Continua após a publicidade

Ao todo, 29 seleções já garantiram vaga na Copa do Mundo de 2022 e terão os nomes colocados no sorteio dos grupos. Confira abaixo, por região, quais são elas e quem está na luta pelas três vagas restantes.

  • América do Sul: Brasil, Argentina, Uruguai e Equador. Peru está na repescagem, e enfrenta o vencedor de Emirados Árabes x Austrália;
  • Ásia/Oceania: Catar (sede), Irã, Coreia do Sul, Arábia Saudita e Japão. Emirados Árabes ou Austrália jogam a repescagem contra o Peru; Nova Zelândia enfrenta a Costa Rica, também pela repescagem;
  • África: Senegal, Camarões, Gama, Marrocos e Tunísia;
  • América do Norte e Central: Canadá, México e Estados Unidos. Costa Rica enfrenta a Nova Zelândia na repescagem;
  • Europa: Sérvia, Espanha, Suíça, França, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Croácia, Inglaterra, Alemanha, Polônia e Portugal. Falta uma vaga de repescagem, que será decidida entre País de Gales e o vencedor do encontro Escócia x Ucrânia..

Onde assistir ao sorteio dos grupos da Copa do Mundo

Continua após a publicidade

Quem quiser assistir ao sorteio dos grupos da Copa do Mundo do Catar ao vivo terá três opções: uma na TV aberta, outra na TV fechada e a última no YouTube.

Na TV aberta, o sorteio será transmitido ao vivo pela TV Globo. A emissora carioca terá um time no estúdio, capitaneado por Galvão Bueno, e outro no Centro de Exposições e Convenções de Doha, com destaque para o principal repórter esportivo da casa, Eric Faria.

Na TV fechada, a transmissão ao vivo do sorteio dos grupos da Copa do Mundo ficará por conta do SporTV, canal que também faz parte do grupo Globo. O responsável por transmitir o evento será Milton Leite, dono do inconfudível bordão "que beleeeeza".

Continua após a publicidade

Não estará em um local com TV na hora do sorteio? Não tem problema! Será possível assistir ao sorteio da Copa do Mundo ao vivo no YouTube, pelo canal oficial da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que terá uma equipe exclusivamente voltada para acompanhar o evento. O Globoplay também é uma opção gratuita, bastando acessar o serviço e sintonizar o canal da Globo.

Agora é cruzar os dedos e torcer por um caminho tranquilo para que a sexta estrela finalmente possa chegar.

Sorteio de grupos da Copa do Mundo do Catar

  • Quando: Sexta-feira, 1º de abril
  • Horário: 13h, Horário de Brasília
  • TV aberta: TV Globo
  • TV fechada: SporTV
  • Online: YouTube (Canal da CBF) ou Globoplay (grátis)