Publicidade

Onde assistir ao anúncio dos indicados ao Oscar 2026 e as chances do Brasil

Por  | 

Compartilhe:
Divulgação/Vitrine Filmes
Divulgação/Vitrine Filmes

A espera acabou. Nesta quinta-feira (22), a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood revela a lista final dos filmes e artistas que disputarão o Oscar 2026. Para os brasileiros, a ansiedade tem nome e sobrenome: O Agente Secreto.

O aclamado longa de Kleber Mendonça Filho chega a esta etapa com uma das campanhas mais robustas já feitas por uma produção nacional. A expectativa é que o Brasil não apenas garanta sua vaga na categoria de Melhor Filme Internacional, mas que também quebre barreiras históricas. Há chances reais de indicações para Melhor Roteiro Original, para a recém-criada categoria de Melhor Elenco e, o sonho dourado, uma vaga entre os dez finalistas de Melhor Filme.

Mas os holofotes estão, sobretudo, em Wagner Moura. O ator vive a expectativa de sua primeira indicação ao Oscar, embora o cenário seja de "guerra" na categoria de atuação.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A disputa de Wagner Moura: quem entra e quem sai?

A categoria de Melhor Ator promete ser a mais dramática da manhã. Enquanto a presença de O Agente Secreto na lista de filmes internacionais é vista como muito provável por especialistas, a vaga de Moura está sendo disputada voto a voto.

Neste momento, três nomes são considerados "garantidos": Timothée Chalamet (o favorito por Marty Supreme), Leonardo DiCaprio (pela força de Uma Batalha Após a Outra) e Michael B. Jordan (Pecadores). Isso deixa apenas duas vagas em aberto para uma briga de foice no escuro.

Wagner Moura disputa esse espaço final principalmente com dois concorrentes de peso: Ethan Hawke, elogiadíssimo por Blue Moon, e Jesse Plemons, que brilha em Bugonia. A pergunta que fica para amanhã é: quem ficará de fora dessa trinca?

Para o prêmio principal da noite, a concorrência também é pesada. O filme brasileiro terá que encarar produções globais que vêm varrendo os prêmios da crítica.

Continua após a publicidade

Outros brasileiros na mira do Oscar

Engana-se quem pensa que a torcida verde e amarela é apenas para Kleber e Moura. O Brasil pode ter uma manhã histórica com representantes em outras categorias técnicas e documentais:

  • Melhor Fotografia: Fique de olho em Adolpho Veloso. O diretor de fotografia brasileiro é um forte candidato pelo seu trabalho no filme Sonhos de Trem. Vale lembrar que ele já venceu o Critics Choice Awards nesta temporada, um termômetro importante para o Oscar.
  • Melhor Montagem: O filme Hamnet, dirigido por Chloé Zhao, é um dos queridinhos da crítica e pode render uma indicação para o brasileiro Affonso Gonçalves, responsável pela edição do longa.
  • Documentário: A cineasta Petra Costa busca sua segunda indicação ao Oscar (ela concorreu em 2020 com Democracia em Vertigem). Desta vez, ela pode entrar na lista com Apocalipse nos Trópicos.
  • Curta-Metragem: Correndo por fora, mas com muita força, está Amarela, de André Hayato Saito. O filme narra a história de uma adolescente nipo-brasileira que, em meio à final da Copa de 98, rejeita as tradições familiares enquanto sofre uma violência invisível, desencadeando um processo doloroso de emoções.

Indicações ao Oscar 2026: horário e onde assistir ao vivo

Continua após a publicidade

Para quem quiser acompanhar a revelação dos nomes em tempo real e torcer pelo Brasil, basta ficar ligado na manhã desta quinta-feira. A apresentação será comandada pelos atores Danielle Brooks (indicada anteriormente por A Cor Púrpura) e Lewis Pullman (o Sentry de Thunderbolts).

Veja como assistir ao anúncio dos indicados:

Data: Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026
Horário: A transmissão começa às 10h30 (horário de Brasília)
Onde assistir:

  • Streaming: Disponível ao vivo pelo Disney+;
  • Site oficial: Transmissão gratuita no Oscar.com e Oscars.org;
  • Redes Sociais: A Academia fará lives simultâneas em seus canais oficiais no YouTube, TikTok, Instagram e Facebook.
Continua após a publicidade

Confira também: