Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é waifu?

Por| Editado por Durval Ramos | 24 de Abril de 2024 às 13h05

Link copiado!

Reprodução/Gainax, Toei Animation, Sunrise
Reprodução/Gainax, Toei Animation, Sunrise

Sempre que uma personagem feminina de um anime ou game ganha certa notoriedade por algumas características, logo surge um termo usado há certo tempo na internet, mas que nem todo mundo compreende o que ele quer dizer: waifu. O que exatamente significa o termo e como ele é aplicado em todo canto é mais simples do que o esperado, ainda que não seja completamente livre de usos problemáticos.

Apesar de muita gente acreditar que o termo surgiu na época da internet, porque obviamente é o tipo de coisa que somente essa grande rede seria capaz de popularizar, waifu é uma palavra bem mais antiga, que já circulava dentro da sociedade japonesa dos anos 1980 e que se popularizou demais junto com os animes e jogos no Ocidente.

Continua após a publicidade

O que exatamente significa Waifu?

Uma breve busca no site Urban Dictionary indica que Waifu é uma palavra usada por fãs de animes, desenhos animados ocidentais e videogames para se referir a uma personagem feminina por quem essas pessoas têm uma forma de atração sexual e que gostariam que fosse sua esposa. Com o tempo, personagens masculinos também começaram a ser alvo da admiração de alguns fãs, ganhando o termo "husbando".

O termo claramente é uma forma de falar a palavra Wife, do inglês "esposa", com um sotaque japonês. De acordo com o autor Christopher Kincaid, o termo começou a ser usado no Japão como um substituto para a palavra comumente usada no idioma — "kanai". No país, o termo era usado para mulheres que não trabalhavam e ficavam em casa, sendo considerada ofensiva por várias pessoas.

Continua após a publicidade

Popularidade em comunidades online

A palavra Waifu começou a ganhar popularidade online no começo dos anos 2000, com algumas fontes indicando seu primeiro uso na animação japonesa Azumanga Daioh, exibido em 2002.

Não demorou muito para que a comunidade otaku, fãs da cultura japonesa, adotassem o termo para se referir às diversas personagens femininas com quem "gostariam de se casar". Era aquela paixão platônica por um desenho que é tão comum na infância, mas que às vezes evolui até de forma sarcástica na idade adulta.

Com o passar dos anos, a palavra começou a ser usada para figuras fictícias de diversas mídias, como games, séries e até mesmo grupos de música pop, representando cada vez mais um relacionamento parassocial entre fãs e, no caso, pessoas que não existem.

Continua após a publicidade

Em vários casos, fãs tratam esses personagens como pessoas reais, que podem trazer alegria ou tristeza baseado em suas ações em um desenho animado ou jogo de videogame. Em outros, os fãs só acham as personagens atraentes e as chamam de Waifu por acharem engraçado.

Mesmo assim, o termo é muitas vezes visto de forma pejorativa perante aqueles que o usam, já que muitas vezes é utilizado em relação a personagens com idades bastante problemáticas, como pré-adolescentes em animações e jogos hipersexualizados. 

Relacionamentos com a sua waifu

Continua após a publicidade

Apesar de toda a ideia de ter um relacionamento com uma personagem fictícia pareça não ser a coisa mais saudável, existem regras, pois a vida não é só bagunça. Com o passar dos anos, o termo Waifu deixou de ter um tom tão negativo em várias comunidades, sendo usado livremente para apenas indicar a preferência por uma ou outra personagem.

O mesmo vale para fãs que se dedicam a personagens masculinos, os já citados husbandos. Um exemplo disso pode ser encontrado em jogos de videogame como Final Fantasy 7, em que a preferência por uma das heroínas, Tifa ou Aerith, ganhou uma rivalidade um tanto quanto intensa entre os fãs.

Continua após a publicidade

E, embora as discussões sobre qual é a melhor waifu e haja um pessoal até um tanto veemente em suas opiniões, isso não significa que você está em um relacionamento sério com um monte de pixels muito bem reunidos. Apenas que ela é a sua personagem preferida.