O que Beyoncé veio fazer no Brasil?
Por Paulinha Alves • Editado por Durval Ramos |
O Brasil parou na noite da última quinta-feira (21). O que começou apenas como um boato, quando um usuário do X avisou que havia rastreado o jatinho de Beyoncé e ele estava a caminho do país, terminou com uma das maiores divas pop do mundo chegando de surpresa em Salvador, na Bahia. Uma reviravolta que pegou o Brasil todo de surpresa e fez muita gente se perguntar: mas afinal, o que Beyoncé veio fazer aqui?
- Swarm | Conheça série de terror inspirada em Beyoncé
- Os 10 melhores documentários sobre música para assistir na Netflix
As primeiras teorias de que Beyoncé estava vindo para terras tupiniquins começaram por volta das 18h e foram ganhando força ao longo da noite. O tweet de que o jatinho da cantora estava vindo para o Brasil rodou o antigo Twitter e, de repente, milhares de pessoas passaram a acompanhar o suposto voo de Queen B pelo Flight Radar.
Mesmo com muita gente se mostrando cética sobre a situação, novas informações foram alimentando a teoria a respeito da visita. Afinal, aquela não era uma noite comum para Beyoncé no Brasil.
O documentário da artista, Renaissance: A Film by Beyoncé, que mostrava bastidores da turnê Renaissance Tour e havia sido lançado em 1º de dezembro nos EUA, finalmente havia chegado por aqui. O lançamento do filme acontecia simultaneamente em várias cidades brasileiras e tinha um gosto especial para os fãs da cantora, já que sua turnê não havia passado pelo país.
A possibilidade hipotética de sua chegada, no entanto, ganhou contornos mais reais quando a sessão do documentário em Salvador se encerrou. Todos que estavam na apresentação — que já havia contado com a presença de Yvette, a assessora de Beyoncé —, foram presenteados com transporte e ingressos para o Club Renaissance, uma festa promovida pela cantora em várias cidades do mundo.
Paralelo a isso, o suposto jatinho da artista chegava em Salvador, com direto a uma escolta apoteótica na saída do aeroporto. Uma situação que virou piada até da própria cantora, que postou uma imagem da cabeça do cavalo, símbolo da turnê, saindo da porta do seu avião.
Nesse momento, até os mais céticos já estavam acreditando que Queen B estava mesmo no Brasil. Uma comoção que se tornou ainda maior após a postagem do prefeito de Salvador, Bruno Reis, e da aguardada confirmação, feita pelo Instagram da Guarda Municipal da cidade, de que a diva pop havia desembarcado no Nordeste.
Mas, afinal, o que Beyoncé veio fazer aqui?
Beyoncé subiu ao palco do Club Renaissance em Salvador por volta das 23h. Com a bandeira do estado nas mãos, a cantora fez um discurso rápido para os fãs no local em que agradeceu o carinho e disse amá-los. A aparição, planejada para divulgar seu longa-metragem Renaissance: A Film by Beyoncé, foi também, segundo a cantora, uma forma de fazer com que o público brasileiro fizesse parte da turnê que não veio até o país.
"Não foi possível trazer a Renaissance Tour, mas estou muito feliz de dar o filme Renaissance para que vocês possam fazer parte do Renaissance, porque vocês são o Renaissance”, disse a artista.
Em seu discurso, Beyoncé disse que era muito importante para ela estar na Bahia, já que Renaissance fala sobre liberdade, beleza e alegria. Tudo o que nós, brasileiros, representamos.
Pouco depois, tão rápido quanto apareceu, Beyoncé foi embora de Salvador, deixando para trás fãs extasiados e um país todo ainda incrédulo com sua aparição-relâmpago. No Instagram, a cantora divulgou imagens oficiais da sua rápida passagem pelo Brasil, que dividiram espaço nas redes sociais com a infinidade de memes que surgiram, após esse desfecho inesperado para o ano de 2023.