Publicidade

O Ônibus Perdido: tudo sobre filme com McConaughey baseado em história real

Por  | 

Compartilhe:
Divulgação/Apple TV+
Divulgação/Apple TV+

Após chamar atenção no Festival Internacional de Cinema de Toronto e ter um lançamento limitado nos cinemas americanos, O Ônibus Perdido, novo filme do diretor Paul Greengrass (A Supremacia Bourne), acaba de chegar ao Apple TV+.

Lançado na última sexta-feira (3) no serviço de streaming, o drama de sobrevivência e suspense é um projeto escrito por Brad Ingelsbya (Mare of Easttown) a partir de uma história real e chocante ocorrida na Califórnia em 2018. Uma tragédia local que revelou um herói de carne e osso e fez Matthew McConaughey (Interestelar) abandonar seu afastamento de seis anos da indústria para voltar às telonas.

De onde veio a ideia para o filme do Apple TV+?

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Produzido pela Comet Filmes de Jamie Lee Curtis em parceria com a Blumhouse Productions de Jason Blum, O Ônibus Perdido é uma história dramática sobre um caso real ocorrido em 8 de novembro de 2018 na cidade de Paradise, Califórnia, em meio ao incêndio florestal mais destruidor da região.

Embora, infelizmente, a calamidade tenha sido apenas o início de uma situação que se intensificou por toda a Califórnia em janeiro de 2025, a tragédia teve um efeito devastador sobre Paradise, matando 85 pessoas e arruinando quase toda a cidade.

Retratada no livro de não-ficção Paradise: One Town's Struggle to Survive an American Wildfire (sem tradução no Brasil), de Lizzie Johnson, a história do incêndio Camp Fire revelou, no entanto, situações surpreendentes ocorridas em meio ao caos, como a do ônibus escolar cheio de crianças em busca de uma rota de fuga.

Trama que inspirou diretamente o longa-metragem do Apple TV+, a história tornou-se um dos símbolos da resistência e esperança da catástrofe, mostrando a determinação de seu povo e de heróis comuns, além de revelar uma história pessoal bastante comovente.

Qual é a história de O Ônibus Perdido?

Estrelado por Matthew McConaughey, O Ônibus Perdido conta a história de Kevin McKay, um motorista de ônibus escolar que, em um dia comum de trabalho, começa a receber avisos sobre o incêndio que se aproxima de sua cidade.

Continua após a publicidade

Determinado a evacuar a mãe e o filho adolescentes, ele se vê, no entanto, em uma situação complicada quando recebe o aviso de que 23 crianças estão retidas em uma escola próxima a ele, esperando por socorro.

Decidido a fazer os dois, Kevin dá início a uma corrida contra o tempo em que arrisca tudo para levar a professora Mary Ludwig e as crianças em segurança, e também chegar em casa a tempo de salvar sua família.

Quem está no elenco do longa-metragem?

Além de McConaughey no centro da ação urgente, O Ônibus Perdido conta com America Ferrera (Barbie) no papel da professora Mary, Yul Vazquez (Ruptura) como Ray, o chefe da Divisão de Bombeiros da Califórnia, e Ashlie Atkinson (A Idade Dourada) como Ruby, a despachante da rodoviária.

Continua após a publicidade

Fazem ainda parte do elenco do filme o jovem Levi McConaughey (filho de Matthew) como Shaun McKay, filho de Kevin, e Kay McCabe McConaughey (mãe de Matthew) como Sherry McKay, a mãe deficiente de Kevin.

O que a crítica tem falado sobre o filme?

Filme atualmente mais visto do Apple TV+, O Ônibus Perdido teve uma recepção bastante positiva da crítica e do público.

Continua após a publicidade

No Rotten Tomatoes, o filme foi avaliado com 85% de aprovação da mídia especializada (selo Fresh), sendo muito elogiado por seus efeitos visuais, atuações e edição.

“As cenas de incêndio são aterrorizantes, você sente o calor porque são incrivelmente bem feitas. É de tirar o fôlego e você fica apavorado pelas crianças e pelos personagens de McConaughy e Ferrera. É um clássico filme de desastre”, escreveu o jornalista Michael Cook.

No IMDb, o filme ganhou até o momento nota 7 do público, sendo muito aclamado por sua tensão crescente.

Continua após a publicidade
“Fiquei na ponta da cadeira, pois não sabia o verdadeiro desfecho de O Ônibus Perdido. A tensão e a filmagem do desastre me fizeram compreender a magnitude do incêndio, e isso foi perfeitamente retratado no filme”, escreveu um usuário.

Para quem ficou interessado, O Ônibus Perdido pode ser visto no Apple TV+.

Leia também: