Netflix revela intenção de ser referência em filmes para família como o Disney+
O ano de 2021 mal começou e já está sendo um grande ano para a Netflix. A empresa de streaming anunciou na última terça-feira (19) que atingiu a marca de 200 milhões de assinantes ao redor do mundo e, mesmo em um momento que ainda possui sequelas do período de isolamento social, a empresa se comprometeu a lançar um filme por semana em seu catálogo de títulos originais.
- Netflix promete estrear um filme por semana em 2021; veja a lista até agora
- Netflix atinge 200 milhões de assinantes ao redor do mundo
É claro que, apesar de atingir essas marcas, a empresa segue de olho na concorrência. À imprensa, o CEO da Netflix Reed Hastings deixou claro que a companhia sente o barulho desde a chegada do Disney+ no mundo (e que também começou um 2021 promissor, com a chegada de WandaVision no catálogo), mas possui o compromisso de tornar a Netflix um streaming referência também em conteúdos de animação e produções para a família.

"É superimpressionante o que a Disney fez", comentou Hastings. O executivo também pontuou que a Netflix está "muito entusiasmada em conquistar [os assinantes] nas animações para família — talvez eventualmente ultrapassando eles [a Disney]. "Temos um longo caminho a percorrer", reconheceu o chefão da Netflix.

A Netflix possui um catálogo recheado com títulos para crianças e para se assistir em família, além de já ter começado a desenvolver seus próprios longa-metragens animados. O primeiro dessa nova divisão foi Klaus — que chegou a ser reconhecido com uma indicação ao Oscar. Em 2020, a plataforma lançou os filmes The Willoughbys e A Caminho da Lua, e na temporada de Natal, teve seus destaques com o novo Uma Invenção de Natal e Crônicas de Natal 2.
Entre os próximos lançamentos anunciados, há 12 novos títulos inéditos voltados para a família, entre eles a comédia Dia do Sim com Jennifer Garner, Brightburn com Krysten Ritter, e a animação musical Back to the Outback, com Isla Fisher entre outros. Recentemente, a empresa também liberou o trailer de Pinóquio, dirigido por Guillermo del Toro.
Netflix debocha do catálogo do Disney+
Durante a tradicional entrevista referente ao trimestre fiscal da Netflix, Hastings ainda fez alguns comentários sobre o catálogo majoritariamente infantil do Disney+. Ao falar do aumento na receita anual consequente da nova marca de assinantes, o co-CEO declarou que a elevação no orçamento de conteúdo será ótimo para uma competição "série por série, filme por filme" com a empresa do Mickey Mouse.
"Manter nossa liderança no entretenimento geral é estimulante", declarou, destacando Bridgerton, a mais recente série produzida por Shonda Rhimes para a plataforma. "Eu não acho que você vai ver [séries como Bridgerton] no Disney+ tão cedo."

O exemplo utilizado por Hastings se dá pelo fato de a série baseada nos livros de Julia Quinn trazer uma narrativa mais adulta, com cenas de sexo e linguajar mais maduro. A série parece estar à beira de uma renovação e, segundo o DEADLINE, foi assistida por 63 milhões de famílias nos primeiros 28 dias.
Vale lembrar que a Disney não pretende misturar as duas faixas etárias de seu público alvo numa só plataforma, e é por isso que atualmente a empresa trabalha com o lançamento do Disney Star+. Enquanto o Disney+ possui séries e filmes mais voltados para o público infantil, o novo streaming contaria com títulos mais adultos e indicados para maiores de 18 anos, como Logan e Deadpool, além de sucessos como os filmes de Alien e séries como Lost.
O novo serviço deve chegar à América Latina em junho desse ano, mas ainda não teve valores de mensalidade revelados.
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.