Publicidade

Netflix responde acusações sobre cancelar séries demais

Por| 12 de Novembro de 2020 às 18h10

Link copiado!

Netflix
Netflix
Tudo sobre Netflix

Cancelamento é um assunto que gera muita polêmica quando se trata da Netflix. Acusada com frequência que cancela desproporcionalmente mais programas do que outros estúdios e plataformas, o co-CEO Ted Sarandos e a diretora global Bela Bajaria resolveram rebater os argumentos com dados, revelando porcentagens dos programas que a empresa renovou esse ano.

De acordo com o DEADLINE, a taxa de renovação dos programas do streaming gira em torno de 67%, algo que, de acordo com Bajaria, está em linha com os padrões do setor. Porém, ela e Sarandos admitiram, durante um pronunciamento no Paley International Council Summit, que às vezes parece que a Netflix cancela mais séries do que outras empresas. O co-CEO disse que as notícias sobre cancelamentos são despropocionais quando se trata da Netflix.

Continua após a publicidade

"Se você olhar para a segunda temporada ou mais, temos uma taxa de renovação de 67%, que é o padrão da indústria", declarou Bajaria. "Também fazemos uma grande quantidade de programas de uma temporada, o que às vezes parece que temos mais cancelamentos da primeira temporada, mas se você olhar para a taxa de renovação, é muito forte. Eu também acho que você tem que olhar para The Crown, com o lançamento da quarta temporada agora, Grace & Frankie e The Ranch, nós tivemos programas de longa duração e sempre teremos uma mistura que é ótima para ser contada em um forma de séries e programas que duram várias temporadas".

Em 2020, a Netflix cancelou 24 séries conforme dados divulgados neste mês pelo Gamespot. Entre agosto e novembro, foram adicionados 11 novos títulos à lista de séries que a Netflix resolveu não renovar. Séries como I Am Not Okay With This, The Society, Spinning Out (cancelada em fevereiro após um mês de lançamento) e a recentemente anunciada Away não chegaram sequer a ter uma segunda temporada.

Outra notícia que chocou os fãs foi o cancelamento de O Cristal Encantado: A Era da Resistência com apenas uma temporada e logo no dia seguinte de faturar o Emmy de Melhor Série Infantil, batendo títulos como Star Wars: Resistance, além de ter sido um verdadeiro sucesso entre os fãs e a crítica especializada.

Continua após a publicidade

"Estou no negócio há muito tempo e estive em todos os lados desses cancelamentos. É sempre doloroso cancelar um show e ninguém quer fazer isso. Nós encomendamos uma temporada inteira em vez de encomendar apenas o piloto, o que às vezes resulta em mais cancelamentos depois da primeira temporada. Mesmo com isso, ainda acredito que uma ordem de temporada ainda é uma expressão criativa melhor da ideia de um escritor, então ainda acho que é o modelo certo para nós", continua Bela Bajaria.

Sarandos disse que um dos outros motivos foi que o sucesso foi julgado por uma métrica antiga. "Parece que, nesta nova era da televisão, o modelo de negócios é um pouco diferente. As coisas que marcaram o sucesso antes da Netflix realmente estavam chegando à distribuição, esse era o objetivo e qualquer coisa que não chegasse a 100 episódios ou passasse as quatro temporadas não parecia um sucesso, enquanto eu acho que muitos programas podem ser um sucesso por ser exatamente o que são e você poderia contar essa história em duas temporadas ou uma temporada ou cinco temporadas. Acho que é muito falado porque é comparado com a velha maneira de fazer as coisas".

Vale lembrar que, só nesta semana, a Netflix renovou quatro séries originais, Emily emParis, Bárbaros e a nacional Bom Dia, Verônica voltarão para uma segunda temporada cada, enquanto a baseada em quadrinhos The Umbrella Academy teve a terceira temporada anunciada. Por outro lado, a Netflix ainda não anunciou se vai renovar ou não outras séries adoradas pelos fãs, como Coisa Mais Linda, Julie and the Phantoms, The Politician, Cursed e On My Block.

Continua após a publicidade

Fonte: DEADLINE, Gamespot