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Netflix | Assinatura com anúncios tem começo lento e números preocupam

Por| Editado por Jones Oliveira | 22 de Dezembro de 2022 às 14h30

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Montagem: Matheus Bigogno/Canaltech
Montagem: Matheus Bigogno/Canaltech
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O pessoal parece não ter gostado tanto da assinatura mais econômica da Netflix quanto a empresa esperava. Um mês depois do lançamento do pacote mais barato e com anúncios, o streaming viu um crescimento tímido de novos usuários nessa categoria e outras mudanças que podem acender um sinal de alerta.

A nova categoria foi criada justamente como uma forma de atrair novos assinantes e veio pouco tempo depois da companhia anunciar a primeira queda real no número de usuários em toda sua história. A ideia era oferecer um plano mais econômico com anúncios para conquistar quem não estava disposto a pagar muito para assistir a seu conteúdo.

Só que a estratégia parece não ter empolgado o pessoal como se esperava. De acordo com dados da Antenna, empresa especializada em análise de dados, apenas 9% das assinaturas da Netflix correspondiam a essa modalidade em novembro, seu primeiro mês de vigência nos Estados Unidos. Esse número é bem menor do que os 15% que a rival HBO Max obteve quando lançou um pacote semelhante, em 2021.

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No entanto, o mais preocupante para a Netflix são os dados que vêm quando se olha melhor para os números dessa estreia. Desses 9%, apenas metade corresponde a novos usuários ou de pessoas que retornaram para a plataforma. O restante é composto de pessoas que assinavam planos mais caros e optaram por uma mensalidade mais econômica.

Na contramão da expectativa

A Netflix oferece quatro pacotes: Básico com Anúncios, Básico, Padrão e Premium. E o que os dados da Antenna revelam é que o desempenho inicial da opção mais econômica coincide com uma queda de pessoas pagando os planos mais caros.

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Entre os meses de maio de outubro, um total de 60% dos usuários da Netflix americana assinavam os pacotes Padrão e Premium. Em novembro, já depois da chegada da categoria com anúncios, esse total caiu para 49%.

Isso mostra como a realidade se mostrou bem diferente do que a equipe de marketing da empresa planejava. A ideia era oferecer uma versão mais econômica para incentivar mais pessoas a entrarem no serviço e, dessa forma, migrarem para pacotes mais caros. No entanto, o que vemos é algo que vai na contramão disso.

Primeiros passos

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De acordo com o Gizmodo, um porta-voz da empresa destacou que os dados da Antenna não devem ser olhados com preocupação, já que a companhia entende que o lançamento da assinatura com anúncios ainda é muito recente e que, portanto, esse começo mais lento é natural.

No comunicado, a Netflix diz estar satisfeita com os números do lançamento e interessada em ampliar as parcerias para que mais marcas queiram anunciar no streaming. Além disso, o próprio CEO da plataforma, Ted Sarandos, disse durante uma reunião com investidores no início de dezembro que é preciso tempo para que essa nova modalidade se desenvolva e que já era esperado esse início mais devagar.