NASA renova contrato do telescópio espacial Hubble por mais cinco anos

Por Redação | 26.06.2016 às 13:30

O telescópio espacial Hubble - satélite astronômico não tripulado que capta luz visível e infravermelha - foi lançado pela NASA em 24 de abril de 1990. Desde então, já recebeu diversas visitas técnicas para manutenção e substituição de equipamentos obsoletos ou danificados, continuando a fornecer imagens incríveis do nosso universo. Agora, a agência espacial dos Estados Unidos conseguiu estender o contrato de atividade do aparelho por mais cinco anos.

O Hubble é operado pelo Goddard Spaceflight Center, da NASA, mas suas imagens são processadas pelo Space Telescope Science Institute - e era justamente esse contrato que estava chegando ao fim. Com a renovação, o instituto seguirá recebendo e analisando as imagens do telescópio até 2021. E daqui a cinco anos, quem fará o espetacular trabalho do Hubble em seu lugar? A responsabilidade ficará por conta do novíssimo James Webb Space Telescope, cujo lançamento está programado para acontecer em 2018.

Além disso, a NASA também aprovou na quinta-feira (23) uma nova missão cujo objetivo será desenvolver um robô espacial capaz de realizar manutenção em satélites na órbita da Terra. A missão foi chamada de Restore-L e deverá iniciar a operação no ano de 2020 com uma nave equipada com braços robóticos capaz de agarrar sondas, além de um sistema de transferência de propulsor para entregar combustível na temperatura e pressão adequadas.

Fonte: NASA