Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Não Olhe para Cima | Conheça um dos filmes mais aguardados da Netflix

Por| Editado por Jones Oliveira | 07 de Dezembro de 2021 às 18h38

Link copiado!

Netflix
Netflix
Tudo sobre Netflix

Jennifer Lawrence e Leonardo DiCaprio são os protagonistas do mais novo filme da NetflixNão Olhe Para Cima, que chega aos cinemas e à plataforma de streaming neste mês de dezembro. No longa, Kate Dibiasky e Randall Mindy são os astrônomos responsáveis por uma descoberta que irá mudar os rumos da humanidade, ou apenas aniquilar tudo o que está vivo no planeta Terra.

A descoberta em questão é um cometa gigante que está prestes a colidir com a Terra, consequentemente extinguindo a raça humana. Para evitar que isso aconteça, os cientistas têm pouco tempo para contar com a ajuda das autoridades e tentar reverter o percurso do cometa. No caso, estamos falando da presidente dos Estados Unidos, Janie Orlean, interpretada pela veterana Meryl Streep.

Continua após a publicidade

Não Olhe Para Cima é sobre o quê?

Por mais que pareça à primeira vista, Não Olhe Para Cima não é um grande filme de ficção científica, mas sim um longa que mistura comédia escrachada com drama e muito desespero. Quando Kate Dibiasky descobre o cometa, a reação inicial é de comemoração pela observação. Porém, Randall Mindy logo descobre que a notícia não é boa, pois o cometa é tão grande que é chamado de "matador de planetas" e irá se chocar com a Terra dentro de seis meses. Então, como mostra o trailer, os astrônomos precisam, a todo custo, contar com a ajuda legal e financeira das autoridades para tentar alterar o percurso do cometa.

O objetivo, no entanto, não é nada simples, já que as pessoas estão com dificuldades para entender a gravidade da situação, seja por ignorância ou simplesmente por não acreditar na ciência. Para contar essa história, o longa se apoia no humor absurdo com personagens caricatos para contar uma trama desesperadora, no sentido mais fiel da palavra.

Continua após a publicidade

Em coletiva com a imprensa, que o Canaltech esteve presente, Leonardo DiCaprio, conhecido também pelo seu ativismo, disse se sentir grato por poder interpretar um personagem exclusivamente baseado em pessoas da comunidade científica, principalmente aqueles que são especializados em clima e que puderam nos alertar sobre a urgência do problema. Jennifer Lawrence também valorizou a comunidade científica ao falar sobre a sua participação. "É muito triste e frustrante ver pessoas que dedicaram suas vidas para aprender a verdade serem deixadas de lado porque as pessoas não gostam do que a verdade tem a dizer", disse a atriz.

Coincidentemente, a NASAenviou uma nave ao espaço para tentar destruir um asteroide, em um tipo de treinamento para que a humanidade fique preparada caso a mesma situação do filme aconteça na vida real. Adam McKay, diretor do longa da Netflix, jurou na entrevista nunca ter ouvido falar nesta missão até poucos dias atrás.

Não Olhe Para Cima: o que esperar?

Continua após a publicidade

Não Olhe Para Cima promete trazer questões sérias da atualidade, como o negacionismo científico, que ficou em evidência com a pandemia da covid-19 e a necessidade da vacinação. Os Estados Unidos, país onde o longa acontece, é um dos lugares que mais conta com pessoas que se recusam a acreditar no quão grave são essas questões e que acabam ficando ao lado de teorias da conspiração irreais. Então, podemos esperar uma grande e agonizante mistura de sentimentos que é contada com bastante seriedade, mas também com humor na mesma proporção.

O diretor do filme, ao ser questionado sobre falar de um desastre por trás do humor, disse que descobrir uma notícia fatal é algo bastante forte e que se o espectador é capaz de rir neste filme, é porque a questão ainda é distante. Se fosse algo relacionado às mudanças climáticas, por exemplo, que é mais real, esse sentimento seria complicado. "Você pode serntir urgência, você pode sentir tristeza e pode sentir perda, ao mesmo tempo em que tem senso de humor. E era essa mesma a intenção com esse filme", disse McKay.

Por tratar de questões atuais e contar com um elenco bastante renomado em Hollywood, o filme deve atrair a atenção do público mundial não só nas bilheterias dos cinemas, como também na Netflix.

Continua após a publicidade

Não Olhe Para Cima: elenco e equipe

Além de Jennifer Lawrence, Leonardo DiCaprio e Meryl Streep, vencedores do Oscar, o elenco conta com outros atores de peso, o que só aumenta as expectativas para a estreia. Também estão no filme a atriz Cate Blanchett, que interpreta Brie, a âncora de um jornal de variedades; e Tyler Perry, que comanda o colega de mesa Jack.

Outro cientista importante para a descoberta é o astrônomo Clayron Oglethorpe, interpretado por Rob Morgan. O longa traz também Jonah Hill como Jason Orlean, filho de Janie Orlean e que trabalha ao lado da mãe e presidente. Conhecemos também o personagem Yule, interpretado por Timothée Chalamet, June Mindy, papel de Melanie Lynskey, além de Ariana Grande como Riley Bina e Himesh Patel como Phillip, entre muitos outros.

Não Olhe Para Cima é um filme dirigido, produzido e roteirizado por Adam McKay, conhecido por produções como Vice, Homem-Formiga, A Grande Aposta, As Golpistas, entre inúmeros outros títulos. O longa também contou com a participação de David Sirota no roteiro.

Continua após a publicidade

Na coletiva de imprensa, Jonah Hill não economizou elogios aos colegas:

"Quando eu entrei em uma sala com todas essas pessoas que são gênios, alguns deles eram meus amigos e alguns eu não conhecia, mas todos eu respeitava. Foi incrível poder rir, pensar e criar algo em tempos em que todo mundo estava preso em casa. Foi bastante significativo emocionalmente para mim".

Os atores aproveitaram a entrevista para dizer o que fariam se soubessem que o mundo está em risco, como acontece no filme. Perry disse que estaria ao lado da família, enquanto Jennifer Lawrence disse que passaria seus últimos minutos de vida fazendo comentários no TikTok. Jonah Hill estaria surfando com os amigos, namorada, cachorro e família.

Não Olhe Para Cima: trailer

Continua após a publicidade

No trailer oficial do filme, o espectador já consegue ter uma noção do quão desesperador será lidar com a aproximação do cometa, e esse desespero está estampado no olhar dos astrônomos. Meryl Streep também aparece como a presidente dos Estados Unidos e com uma feição de quem acredita que a descoberta não é nada demais.

O filme também conta com uma trilha sonora que fala sobre o fim da humanidade, performada pela personagem de Ariana Grande, que já está disponível nas plataformas de áudio. Ouça:

Não Olhe Para Cima: quando estreia?

Continua após a publicidade

Não Olhe Para Cima estreia primeiramente em cinemas selecionados no dia 9 de dezembro, chegando à Netflix somente no dia 24 de dezembro.