Publicidade

Mitos da tecnologia: "Usar o carregador do iPad no iPhone estraga o aparelho"

Por| 18 de Setembro de 2014 às 08h35

Link copiado!

Mitos da tecnologia: "Usar o carregador do iPad no iPhone estraga o aparelho"
Mitos da tecnologia: "Usar o carregador do iPad no iPhone estraga o aparelho"

Essa questão é um pouco mais complicada e não pode ser respondida com um simples "sim ou não". A realidade é que o usuário pode usar tranquilamente o adaptador em seu iPhone sem notar nenhuma alteração instantânea. Porém, ele pode limitar a vida útil da bateria em longo prazo. Vamos às explicações.

O site oficial da Apple diz que o seu adaptador de tomada para iPad é de 12 watts e que ele é compatível tanto com os modelos de iPhone quanto de iPad. Na verdade, a empresa diz que ele apresenta compatibilidade com mais de 20 dispositivos iOS, entre eles os iPods mais antigos.

O adaptador em questão funciona bem com o iPhone e sua potência de 5W. Na verdade, a maior diferença entre os adaptadores para iPhone e iPad é a amperagem de saída. O carregador do iPad é de 2,4A, ou seja, mais que o dobro da fornecida pelo carregador do iPhone, que é de apenas 1A.

Continua após a publicidade

Imagem: Apple

Por isso, Steve Sandler, fundador e diretor técnico da empresa de análise eletrônica AEi Systems, explicou ao site Popular Mechanics que este tipo de uso pode provocar problemas na bateria do iPhone ao longo do tempo, caso seja feito regularmente.

Dispositivos eletrônicos modernos possuem certa complexidade entre o carregador e a bateria, incluindo circuitos de carregamento dentro dos dispositivos e circuitos de proteção presentes nas próprias baterias de íons de lítio.

Esses circuitos foram projetados para gerenciar o fluxo de eletricidade para a bateria e se os circuitos dentro do iPhone foram planejados para tolerar 1A, mas você o expõe diariamente aos mais de 2A do carregador do iPad, isso pode gerar um stress no sistema ao longo do tempo. Na verdade, levaria cerca de um ano até que o usuário notasse alteração na eficiência da bateria do smartphone.

Continua após a publicidade

De qualquer forma, a Apple afirma tal compatibilidade em seu site oficial, o que dá ao usuário certa tranquilidade caso note alguma alteração no funcionamento de sua bateria dentro do prazo coberto pela garantia do dispositivo.