Publicidade

9 músicas de anime que grudam na cabeça até hoje

Por  • Editado por Claudio Yuge | 

Compartilhe:
Toei Animation/The Pokémon Company International
Toei Animation/The Pokémon Company International

Os animes não se diferenciam das animações feitas em outros países só pelo seu estilo de desenho ou pelo teor das suas histórias. As aberturas e os encerramentos, por exemplo, fazem parte da experiência como um todo, levando um charme à parte para essas produções. Não por acaso, muitas dessas canções se tornaram clássicas e são lembradas mesmo depois de anos pelos fãs.

O sucesso é tanto, dentro e fora do Japão, que muita gente sabe de cor algumas dessas letras, embora nem todo mundo consiga dizer exatamente o que elas significam (com exceção das versões em português, claro). É só você começar a cantarolar a abertura de Dragon Ball Z ou Cavaleiros do Zodíaco por aí que, certamente, alguém vai começar a cantar junto.

Músicas de anime que grudam na cabeça

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Pensando naqueles que adoram uma boa música de anime, o Canaltech selecionou 9 canções que ficam grudadas na cabeça do público até os dias de hoje.

Prepare-se para relembrar as seguintes músicas icônicas de anime a seguir:

  • Pegasus Fantasy - Os Cavaleiros do Zodíaco
  • Butterfly - Digimon
  • Cha-la Head Cha-la - Dragon Ball Z
  • Temos Que Pegar - Pokémon
  • Again - Fullmetal Alchemist: Brotherhood
  • A Lenda da Luz da Lua - Sailor Moon
  • Gurenge - Demon Slayer
  • Sorriso Contagiante - Yu Yu Hakusho
  • Haruka Kanata - Naruto

Pegasus Fantasy - Os Cavaleiros do Zodíaco

Não há como abrir a nossa lista sem citar o que muitos veem como o hino dos animes no Brasil: Pegasus Fantasy. A primeira abertura de Cavaleiros do Zodíaco é uma daquelas músicas em que bastam os primeiros acordes para você ficar arrepiado e já sentir seu Cosmos queimar. A música é tão boa que é memorável tanto no original em japonês quanto na versão brasileira.

O curioso é que, para os fãs tupiniquins, a tradução levou uma década para chegar. Quando o anime foi exibido pela primeira vez por aqui, a abertura foi alterada e era cantada por crianças, não lembrando em nada a original. Foi somente quando o desenho ganhou uma nova dublagem, no início dos anos 2000, que o cantor Edu Falaschi emprestou sua voz para eternizar Pegasus Fantasy em português, e a espera valeu a pena.

Butterfly - Digimon

Continua após a publicidade

Falando em aberturas alteradas, Digimon foi vítima de um dos maiores crimes cometidos contra canções de anime neste país. Quando a primeira temporada do desenho chegou por aqui, na finada TV Globinho, a música tema virou uma espécie de techno-rap-infantil cantado pela Angélica que não fazia muito sentido. Tanto que, mesmo para as crianças da época, aquela história de “Digimon, digitais, Digimon são campeões” já era muito ruim.

Além disso, o que muita gente não sabe é que a abertura original de Digimon Adventures é muito boa. A canção Butterfly até chega a tocar rapidamente em alguns episódios, mas é inegável o quanto ela foi prejudicada pela versão nacional. A música é cantada por Koji Wada, que também canta outras aberturas da série.

Cha-la Head Cha-la - Dragon Ball Z

Continua após a publicidade

Cha-la Head Cha-la, de Dragon Ball Z, é outra música que deixa qualquer fã animado já no primeiro segundo. Nesse caso, a briga é dura, porque todas as aberturas do anime conquistaram os fãs em todos os idiomas possíveis, embora Cha-la Head Cha-la seja aquela que bate no fundo na memória e no coração dos entusiastas da franquia.

Por mais que a segunda abertura também seja muito lembrada, é realmente difícil competir com o refrão que, independente do idioma, você vai sair gritando “Cha-la Head Cha-la” sem se importar muito com o que isso significa.

A título de curiosidade, o nome da música é inspirado em uma expressão japonesa usada por crianças para dizer que está tudo bem (“hecchara”), em um sinal de otimismo, algo que tem muita relação com Goku.

Continua após a publicidade

Temos Que Pegar - Pokémon

Como falar sobre músicas de anime que grudam na cabeça sem mencionar uma das mais icônicas de todos os tempos? Marcando a primeira abertura de Pokémon, a canção Temos Que Pegar fez muita criança sair cantarolando por aí, enquanto imaginavam treinar as pequenas criaturas.

Temos Que Pegar foi um fenômeno tão grande que a música até virou slogan do anime, estampando diversas peças de divulgação da franquia até os dias de hoje.

Continua após a publicidade

Again - Fullmetal Alchemist: Brotherhood

Fullmetal Alchemist: Brotherhood também tem uma música marcante para chamar de sua. Intitulada Again, a canção está na abertura da primeira temporada do anime através da performance de Yui, cantora de sucesso no Japão durante o período.

Com um ritmo pop rock, a canção conquistou os fãs da franquia com uma letra que dialoga bastante com a jornada dos protagonistas, sendo lembrada pelo público como uma das mais marcantes de Fullmetal Alchemist.

Continua após a publicidade

A Lenda da Luz da Lua - Sailor Moon

Sailor Moon é um dos maiores clássicos dos animes, muito embora nunca tenha tido o devido espaço no Brasil. Ainda assim, as poucas vezes que o desenho passou por aqui, conquistou sua legião de fãs e eternizou a canção A Lenda da Luz da Lua, que se transformou em uma leve baladinha sobre a heroína Serena.

O único ponto negativo (ou positivo, dependendo da sua perspectiva) de A Lenda da Luz da Lua é que é realmente difícil tirá-la da cabeça depois de escutar apenas uma vez.

Continua após a publicidade

Gurenge - Demon Slayer

Nem só de velharia esta lista vive. A abertura de Demon Slayer (também chamado pelos fãs de Kimetsu no Yaiba) não só é uma ótima música como também traduz bem o sucesso que o anime vem fazendo em todo o mundo.

Só para ter uma noção do sucesso: a música, que ficou famosa na voz da cantora LiSA, tem nada menos do que 500 milhões de reproduções no Spotify, isso sem falar das infinitas reinterpretações espalhadas pela plataforma. Como um clássico moderno, a canção merece marcar presença por aqui.

Continua após a publicidade

Sorriso Contagiante - Yu Yu Hakusho

Na época em que todos os animes tinham aberturas com músicas bem questionáveis, Yu Yu Hakusho inovou ao se manter fiel à obra original. O resultado foi Sorriso Contagiante, uma música que merece ser ouvida até hoje, mesmo com uma pegada que exala anos 1990 por todos os lados.

Aliás, Sorriso Contagiante é tão marcante que até ganhou uma nova versão em 2020. O cantor Luigi Carneiro, que interpretou a versão da TV Manchete, encabeçou o projeto Yu Yu Hakusho Tributo Brasil, regravando todas as músicas do anime.

Continua após a publicidade

Haruka Kanata - Naruto

Somando as fases do anime, Naruto tem diversas aberturas, e a maioria delas é tão boa que muita gente passou a acompanhar as bandas para além da música que tocava no início de cada episódio. Mas foi só quando o desenho trouxe Haruka Kanata que tudo mudou.

Cantada pela banda Asian Kung-Fu Generation, a música é um hard rock perfeito para adolescentes que empolga e se encaixa perfeitamente no clima do anime. Curiosamente, os fãs da banda não gostam tanto dela por causa desse histórico com Naruto e por ter uma pegada bem diferente do som mais recente do grupo. Porém, basta tocar Haruka Kanata em um show que não tem um otaku que fique parado.

Continua após a publicidade

Leia também: