Invocação do Mal 4: conheça o caso real que inspirou o filme; veja fotos
Por Jaqueline Sousa |

Invocação do Mal 4: O Último Ritual chega aos cinemas em setembro para contar a história de mais uma investigação macabra envolvendo os demonologistas Ed e Lorraine Warren (Patrick Wilson e Vera Farmiga). O filme marca a conclusão da franquia original e, assim como os primeiros longas, também usa um caso real como inspiração.
- Invocação do Mal 4: Cinemark lança combo do filme com copo macabro
- Invocação do Mal 4: história, data, elenco e tudo que sabemos sobre o filme
Sob comando do diretor Michael Chaves (Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio), Invocação do Mal 4 se passa no ano de 1986, quando Ed e Lorraine são contratados para investigar um caso paranormal que está acontecendo com a família Smurl, na Pensilvânia.
Apostando na longa experiência nas artes sobrenaturais, o casal faz o possível para ajudar os Smurl, enquanto eles alegam que estão sendo assombrados por uma presença maligna na residência.
Caso real da família Smurl inspirou história de Invocação do Mal 4
Pode até parecer que o trailer de Invocação do Mal 4: O Último Ritual usa o famoso “baseado em uma história real” para deixar o público ainda mais arrepiado com o clima macabro da franquia. Mas acredite: o filme realmente usou um relato verdadeiro, ocorrido na década de 1980, como base para criar a sua premissa (e, claro, sempre tomando liberdades criativas para deixar a coisa bastante cinematográfica).
Conforme relatado pelo veículo Bloody Disgusting, o caso real por trás da história de Invocação do Mal 4 envolve a família Smurl, que era composta por Jack e Janet Smurl e suas filhas. O grupo se mudou para a Pensilvânia nos anos 1970 para recomeçar a vida depois de perder a casa durante um furacão.
Os Smurl levavam uma vida normal e bastante pacata até que, em 1986, eventos estranhos começaram a perturbar a paz da família após a queda de um lustre, que acabou ferindo uma das filhas do casal.
A partir disso, todos ali começaram a experienciar coisas bizarras e inexplicáveis, como o desaparecimento de ferramentas, acidentes elétricos, gritos que pareciam vir de lugar nenhum, odores que lembravam enxofre e carne podre, e até mesmo objetos que se moviam sozinhos, segundo relatos da própria família. Os Smurl também alegaram ter presenciado uma espécie de sombra flutuando pelos corredores.
Ainda de acordo com o relato da família na época, esses eventos inexplicáveis se repetiram por anos, tornando-se mais agressivos e intensos. Jack Smurl até chegou a relatar que tinha sofrido abuso sexual de uma entidade demoníaca.
Atormentados pelos acontecimentos estranhos, os Smurl recorreram à Igreja Católica, o que levou padres e religiosos a performarem rituais de orações e até exorcismos, de acordo com os relatos. Nada parecia funcionar – até que os verdadeiros demonologistas Ed e Lorraine Warren se envolveram com o caso.
À medida que as investigações se desenrolaram, os Warren chegaram à conclusão que os Smurls estavam sendo assombrados por quatro entidades: três espíritos humanos e um demônio que se alimentava do medo de suas vítimas. O caso, porém, nunca foi solucionado pelo casal de investigadores paranormais, tornando-se conhecido no meio como o “o único caso que eles nunca resolveram totalmente”.
Ao longo dos anos, os Smurl mantiveram seus relatos de assombração, alegando que, eventualmente, “orações intensas” tinham expulsado as presenças malignas da casa.
Por outro lado, aqueles que eram mais céticos na época tentaram buscar outras explicações para o que os Smurl estavam experienciando, trazendo relatos de padres que nunca encontraram nada de estranho na casa e até mesmo de outros investigadores paranormais que afirmaram nunca terem presenciado nada de incomum durante visitas ao local.
O que ficou dessa história foram as gravações feitas por Ed e Lorraine, além de entrevistas concedidas pela família a respeito do caso. Além disso, os Smurl também chegaram a lançar um livro, intitulado The Haunted: One Family’s Nightmare, que trazia relatos do que eles diziam ter vivido na casa da Pensilvânia e até inspirou um filme de TV em 1991.
Invocação do Mal 4 é o último filme da franquia
Quer você acredite ou não na história da verdadeira família Smurl, o fato é que Invocação do Mal 4: O Último Ritual vem aí para levar os entusiastas de terror às salas de cinema ao redor do mundo. Marcando o último capítulo da jornada dos Warren nas telonas, o longa conta com o retorno de Vera Farmiga (Bates Motel) e Patrick Wilson (Aquaman) como o casal de protagonistas.
O elenco do filme ainda tem Mia Tomlinson (The Beast Must Die) e Ben Hardy (Bohemian Rhapsody) interpretando Judy, a filha dos Warren, e Tony, namorado da jovem.
Invocação do Mal 4: O Último Ritual estreia no dia 4 de setembro nos cinemas brasileiros.
Leia também:
- Último filme da franquia Invocação do Mal ganha trailer assustador
- Invocação do Mal 3: Conheça o caso real que inspirou A Ordem Do Demônio
- 6 filmes de terror com casais macabros
Fonte: Bloody Disgusting e People.