Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Histórico: Festival de Berlim deixa de separar prêmios por gênero

Por| 27 de Agosto de 2020 às 23h45

Link copiado!

Divulgação/Berlinale
Divulgação/Berlinale

Um dos mais conceituados e importantes eventos da indústria cinematográfica deu um passo que ficará marcado para sempre na história. O Festival de Cinema de Berlim, também conhecido como Berlinale, divulgou que não irá mais separar as premiações por gênero, ou seja, a partir da edição de 2021, atores e atrizes concorrerão na mesma categoria, tornando o único critério de avaliação a qualidade da performance em determinado filme.

Em comunicado oficial divulgado nessa semana, a organização do evento declarou que "acreditamos que não separar os prêmios no campo da atuação de acordo com o gênero representa um sinal para uma consciência mais sensível ao gênero na indústria cinematográfica". Segundo a dupla de diretores do festival alemão, Mariette Rissenbeek e Carlo Chatrian, agora os atores e atrizes competirão entre si pelo Urso de Prata nas categorias Performance Principal e Performance Coadjuvante.

Continua após a publicidade

Essa não é a única mudança. Uma das principais estatuetas do Berlinale foi cancelada após vir a público a informação de que Alfred Bauer, o primeiro diretor do festival que dava o nome ao Urso de Prata, foi uma das figuras centrais na máquina de propaganda do regime nazista em seu passado. A organização não demorou para tomar medidas e, além de cancelar o prêmio que reconhecia "filmes de longa-metragem que abram novas perspectivas no campo da arte cinematográfica", publicou um comunicado sobre o assunto.

"Aproveitaremos essa oportunidade para iniciar uma pesquisa aprofundada sobre a história do festival, com o apoio de especialistas externos", declararam os organizadores. De acordo com o The Wrap, agora o prêmio é chamado de Urso de Prata do Grande Júri, e passa a valer a partir da edição do ano que vem.

Após as mudanças, o Festival de Cinema de Berlim está organizado em oito categorias:

Continua após a publicidade
  • Urso de Ouro de Melhor Filme (concedido aos produtores do filme)
  • Urso de Prata do Grande Júri
  • Urso de Prata de Melhor Diretor
  • Urso de Prata — Prêmio do Júri
  • Urso de Prata para Performance Principal
  • Urso de Prata para Performance Coadjuvante
  • Urso de Prata para o Melhor Roteiro
  • Urso de Prata para Melhor Contribuição Artística

Mesmo com o cenário de pandemia mundial causado pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), a 71ª edição do Festival de Cinema de Berlim está previsto para acontecer entre os dias 11 e 21 de fevereiro em formato físico e presencial. O evento será realizado de acordo com as regras e regulamentos do governo local, além de ajustes adicionais na infraestrutura. A programação e o número total de filmes convidados serão definidos pela administração nas próximas semanas.

Greta Gerwig: a esnobada do Oscar 2020

A iniciativa do Festival de Cinema de Berlim acontece após uma temporada de premiações que rendeu uma série de críticas tanto do público quanto das estrelas de Hollywood com a Academia e a crítica especializada. O longa Adoráveis Mulheres foi indicado em diversas categorias do Globo de Ouro, SAG Awards, Critics' Choice e Oscar, como Melhor Filme, Melhor Atriz, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Roteiro entre outros, porém foi esquecido totalmente nas categorias de direção, elegendo apenas homens entre os indicados e deixando Greta Gerwig de fora.

Continua após a publicidade

Em 2020, Sam Mendes (1917), Martin Scorsese (O Irlandês), Quentin Tarantino (Era Uma Vez em Hollywood...), Todd Philips (Coringa) e Bong Joon Ho concorreram na categoria de Melhor Diretor no Oscar, este último conquistando o prêmio por comandar Parasita, filme que também levou mais três estatuetas para casa.

Na cerimônia, Natalie Portman compareceu ao tapete vermelho com um vestido que continha o sobrenome de algumas diretoras que foram esnobadas por aquela edição do Oscar, sendo Greta Gerwig uma delas. Não é a primeira vez que a atriz critica a falta de representatividade feminina na categoria. Portman chegou a entregar o Globo de Ouro para Guillermo del Toro (A Forma da Água) em 2018, mas sem deixar de alfinetar a Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood ao anunciar os indicados.

Fonte: The Wrap