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HBO é acusada de compartilhar dados de assinantes com o Facebook

Por| Editado por Jones Oliveira | 09 de Março de 2022 às 15h00

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Reprodução/HBO Max
Reprodução/HBO Max

A HBO Max está sendo acusada de compartilhar dados de assinantes, mais especificamente seus históricos de filmes e séries assistidas, com o Facebook. A ação de classe foi aberta nos Estados Unidos por dois assinantes do serviço de streaming e afirma que a ideia da troca de informações é conectar perfis da rede social ao dos espectadores do serviço como forma de entregar publicidade direcionada.

Os reclamantes apontam a HBO como uma faz maiores anunciantes do Facebook. Usando a informação de histórico dos assinantes, então, eles seriam capazes de entregar propagandas personalizadas relacionadas aos filmes e séries do serviço. Isso, porém, estaria sendo feito sem o consentimento expresso dos usuários, ferindo leis de privacidade estadunidenses que datam de 1988.

O processo ainda cita os termos de privacidade da HBO Max, que alertam os usuários sobre o uso de cookies para entrega de publicidade e outros elementos direcionados. Entretanto, de acordo com os advogados responsáveis pela ação, isso não seria suficiente, já que há a necessidade de consentimento expresso e separado relacionado especificamente ao compartilhamento das informações relacionadas aos conteúdos assistidos por cada assinante.

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O próprio ato que estaria sendo ferido neste caso, aliás, foi fruto de uma situação desse tipo, quando um repórter de Washington obteve o histórico de filmes alugados do então advogado geral dos EUA, Robert Bork. O caso levou à passagem do Ato de Proteção à Privacidade de Vídeo, de 1988, que prevê multa de até US$ 2,5 mil para o serviço que compartilhar tais dados com terceiros, além de indenizações aos clientes.

Outras plataformas de streaming também já foram alvo de ações de classe relacionadas à legislação. Em 2015, por exemplo, o Hulu recebeu parecer favorável de uma corte estadunidense após ser acusado de compartilhar dados de usuários com o Facebook — na ocasião, a Justiça considerou que a empresa não tinha como saber que a rede social combinaria os perfis dos usuários para a entrega de publicidade direcionada.

Os detalhes do processo contra o Facebook não foram divulgados. A HBO também não se pronunciou sobre a ação.

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Fonte: Variety