Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Harry Potter | Por que Lupin e Greyback são diferentes mesmo sendo lobisomens?

Por| Editado por Jones Oliveira | 16 de Fevereiro de 2022 às 11h00

Link copiado!

Reprodução / Warner Bros.
Reprodução / Warner Bros.
Harry Potter

Em Harry Potter, somos introduzidos a várias criaturas mágicas e até mesmo mitológicas, como elfos e lobisomens. Desses, há dois personagens muito famosos, mas também muito diferentes: Fenrir Greyback e Remus Lupin, este último sendo um dos mais queridos pelos fãs pela lealdade à família Potter e pela sua história com os Marotos.

No entanto, há muitas dúvidas por parte do público do porquê de Lupin e Greyback serem tão diferentes. A opinião da autora JK Rowling traz justamente o conceito do folclore europeu e toda a profundida por trás de sua história, que mostra vários lados da licantropia.

Embora ambos sejam lobisomens e, principalmente, por Greyback ter transformado Lupin em um, eles estão de lados opostos do espectro. De acordo com o folclore, suas formas são um meio de visualizar o quão diferentes eles são como seres humanos e como se relacionam com outras pessoas.

Continua após a publicidade

É muito interessante olhar por esse lado, visto que Fenrir Greyback era um Comensal da Morte, notado por sua selvageria e preferência por atacar crianças. Ele sempre teve o objetivo de infectar o maior número possível de pessoas com licantropia, pensando em formar um grande exército. Em 1965, ele foi preso pelo Ministério da Magia suspeito de matar duas crianças trouxas.

"Fenrir Greyback é, talvez, o lobisomem mais selvagem vivo hoje. Ele considera sua missão de vida morder e contaminar o maior número possível de pessoas; ele quer criar lobisomens suficientes para superar os magos. Voldemort prometeu a ele uma presa em troca de seus serviços. Greyback é especialista em crianças... Morda-os jovens, ele diz, e crie-os longe de seus pais, crie-os para odiar bruxos normais". - Harry Potter e o Enigma do Príncipe

O motivo pelo qual Greyback infectou Remus foi justamente por seu pai, Lyall Lupin, ter insultado os lobisomens. Lupin, que tinha apenas quatro anos na época, foi mantido isolado por anos para sua segurança. Ele teve muita ajuda dos Marotos, na época de Hogwarts, que o apoiavam mensalmente durante suas transformações.

Continua após a publicidade

Lupin e Greyback são muito diferentes, e por mais que Remus odiasse sua realidade como lobisomem, sempre foi rodeado de pessoas que se importavam com ele e não se incomodavam com sua licantropia. Ele ficou miserável após a morte dos Potter, mas viu uma chance de melhorar sua vida novamente quando Dumbledore o recrutou para ser professor de Defesa Contra as Artes das Trevas em Hogwarts.

Fenrir Greyback, por outro lado, abraçou completamente sua condição. Ele ganhou uma aparência animalesca e ao mesmo tempo humana. Gostava tanto de machucar as pessoas que nem precisava de lua cheia para deixar seu lado de lobo à solta.

Voldemort prometeu a Greyback "filhos e filhas" em troca de pegar magos para ele. Greyback era um assassino, e quando tomava a forma de lobo, era musculoso e cheia de pelos, bem similar ao folclore clássico.

Continua após a publicidade

Quando Lupin se transforma em lobisomem em O Prisioneiro de Azkaban, Harry, Rony e Hermione veem um lobo magro, sem pelos e cuja estrutura óssea lembra muito bem um ser humano. Isso prova que Lupin tem reprimido seu lobo interior por toda a sua vida, odiando cada pedacinho de sua condição e com um medo constante de machucar alguém de sua família ou amigos.

A forma de Lupin diz exatamente o quanto ele abominava o que Greyback fizera com ele: o quanto ele odiava não estar em juízo puro e colocar os seus em perigo. Já o Comensal da Morte possui uma aparência implacável, que permite que a licantropia assuma o controle de todo o seu ser.

Continua após a publicidade

Greyback é mencionado pela primeira vez em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, porém é apenas em O Enigma do Príncipe que o lobisomem faz sua aparição inicial na saga. Já Lupin é introduzido em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban.

Todos os filmes Harry Potter estão disponíveis na HBO Max.

Fonte: ScreenRant