Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Galvão Bueno diz que Brasil x Chile será "jogo das despedidas"; entenda

Por| Editado por Jones Oliveira | 24 de Março de 2022 às 15h34

Link copiado!

João Miguel Júnior/Divulgação/Rede Globo
João Miguel Júnior/Divulgação/Rede Globo

O Brasil garantiu vaga antecipada na Copa do Mundo do Catar há um bom tempo. Apesar disso, a partida contra o Chile nesta quinta-feira, às 20h30, no Maracanã ganhou importância histórica para alguém cuja trajetória profissional se mistura com a da própria Seleção pentacampeã: Galvão Bueno.

A história de amor entre Galvão Bueno e a Seleção Brasileira, que às vezes rende críticas por sua torcida exagerada, terá parte de seu último capítulo escrita no jogo desta noite contra os chilenos, rotulado pelo próprio narrador, em um post no Twitter, como “Jogo de Despedidas”.

Continua após a publicidade

“Último jogo da seleção no Brasil antes da Copa! Último jogo de Tite no Brasil como técnico da seleção! Meu último jogo da seleção no Maracanã em televisão!”, publicou o narrador, anunciando, de uma só vez, três fatos que serão consumados após o apito final do árbitro.

A principal novidade, e que pegou todos de surpresa, foi a revelação de que Galvão Bueno não estará mais presente em transmissões da Seleção no Maracanã, o que pode ter aberto a porta para “pendurar as chuteiras” (ou o microfone) após a Copa. Pelo menos na TV aberta. Em entrevista ao GE, preferiu não cravar o futuro, mas falou da emoção da partida de logo mais.

"Estamos conversando, são reuniões em sequência do que será feito depois da Copa do Mundo. Pretendo realmente dar um mergulho de cabeça nesse mundo digital. Estamos negociando participações, sequência na Globo, outras plataformas. A Globo é minha casa. Não poderia chegar a minha última transmissão de seleção brasileira em TV aberta sem me referir a isso. É um momento que vai ser muito especial, marcante e de muita emoção".
Continua após a publicidade

As demais despedidas a que Galvão se referiu em seu post já eram de conhecimento público, pois este é o último jogo do Brasil em casa nas Eliminatórias, e Tite já havia anunciado que não seguirá à frente do time depois do Mundial do Catar.

Galvão foi a voz do tetra e do penta mundial

O narrador da TV Globo provoca nos torcedores uma reação de “ame-o ou deixe-o” e está longe de ser unanimidade. Mesmo assim, conseguiu estampar na memória de cada um frases de efeito, além da inesquecível cena em que foi flagrado pelas câmeras abraçado a Pelé e gritando “é tetraaaa, é tetraaaa" depois que o Brasil superou a Itália, nos pênaltis, na Copa de 1994.

A despedida de Galvão Bueno em jogos do Brasil no Maracanã colocará frente a frente uma seleção já classificada para a Copa e líder das Eliminatórias Sul-Americanas com 39 pontos, contra uma que ainda luta ao menos pela quinta vaga para a ir à repescagem. O Chile, hoje, é o 6º na tabela, com 19 pontos, dois a menos que o Peru.

Continua após a publicidade

Galvão Bueno já narrou incontáveis jogos da Seleção Brasileira até chegar ao momento de despedida no Maracanã. O locutor da Globo cobriu nada menos do que 10 Copas do Mundo e foi a voz do tetracampeonato, conquistado nos Estados Unidos em 1994, e do penta, que chegou 8 anos depois, em 2002, no Mundial disputado na Coreia do Sul e no Japão.

O narrador chegou para trabalhar na TV Globo em 1981 e, desde então, só deixou a casa por um breve período, em 1992, para trabalhar na hoje extinta Rede OM. Por lá, também fez história ao narrar o título da Libertadores da América conquistado pelo São Paulo em cima do Newell's Old Boys, da Argentina, naquele mesmo ano.

Com informações: Globo Esporte