Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Funcionários da Pixar denunciam Disney por censura de cenas de afeto gay

Por| Editado por Jones Oliveira | 11 de Março de 2022 às 19h00

Link copiado!

Funcionários da Pixar denunciam Disney por censura de cenas de afeto gay
Funcionários da Pixar denunciam Disney por censura de cenas de afeto gay
Tudo sobre Walt Disney Company

Funcionários da Pixar fizeram uma denúncia contra os executivos da Disney, alegando a ordem de corte de quase todas as cenas de afeto gay que apareceriam em seus filmes. As demandas teriam acontecido ao longo dos últimos anos tanto para a liderança da companhia, quanto para as equipes de criação.

A denúncia foi feita em carta escrita pelos funcionários e seus apoiadores. O documento foi obtida pela Variety e teria sido uma reação à nova legislação aprovada no estado norte-americano da Flórida. O projeto "Don't Say Gay" ("não diga gay" na tradução livre) proíbe qualquer discussão sobre orientação sexual nas salas de aula e contou com o apoio financeiro da Disney.

Continua após a publicidade

Reações

O documento diz que os funcionários da Pixar já testemunharam diversas histórias bonitas serem "reduzidas às migalhas" quando voltaram dos superiores da Disney. "Mesmo que a criação de conteúdo LGBTQIA+ fosse a resposta para consertar as leis discriminatórias no mundo, estamos sendo impedidos de fazer isso", diz a carta.

Na quarta-feira (9), Bob Chapek, CEO da Disney, afirmou publicamente que faria uma doação de US$ 5 milhões à organização Human Rights Campaign (HRC), grupo que defende os direitos civis LGBTQIA+ nos Estados Unidos. No entanto, o apoio milionário foi recusado pela entidade em forma de protesto.

Continua após a publicidade

"O Human Rights Campaign não vai aceitar esse dinheiro da Disney até que eles criem um compromisso com o público e trabalhem com os ativistas LGBTQIA+ para garantir que essas propostas perigosas, como o Don't Say Gay ou Trans Bill, não se tornem leis", diz o movimento em nota oficial.

O HRC também encoraja todos os funcionários da Disney a lutarem por aqueles que se manifestaram contra as decisões políticas que ferem os direitos LGBTQIA+.

Além disso, os funcionários exigem que a Disney cancele as doações feitas para o projeto "Don't Say Gay" e se posicione publicamente contra outros projetos de lei discriminatórios.

Fonte: VarietyCBR