5 filmes e séries baseados em livros de Agatha Christie

5 filmes e séries baseados em livros de Agatha Christie

Por Durval Ramos | Editado por Jones Oliveira | 17 de Fevereiro de 2022 às 19h00
BBC, 20th Century Studios

Agatha Christie é um dos maiores e mais poderosos nomes da literatura. Responsável por dezenas de livros, ela soube explorar como ninguém as histórias policiais e criar grandes investigações que se tornaram atemporais. E esse é um feito e tanto, já que são poucos os autores que podem dizer que conseguiram criar personagens tão marcantes e carismáticos quanto o próprio Sherlock Holmes.

Diante disso tudo, era de se esperar que a sua obra servisse de base para muitos filmes e séries ao longo dos anos. E foi exatamente o que aconteceu — e não apenas com Hercule Poirot, seu principal protagonista e a estrela de vários de seus romances. Os mistérios imaginados por Christie já ganharam tantas versões que até mesmo as histórias fora da sua saga principal foram adaptadas, mostrando a versatilidade da autora.

E a recente chegada de Morte no Nilo aos cinemas reacende toda a mística criada em torno de seus personagens, do método particular que eles têm de desvendar um crime ou mesmo pela narrativa envolvente que ela constrói em torno do mistério.

Por isso, se você está ansioso para reencontrar Poirot ou quer ter o seu primeiro contato com esse universo, conheça alguns filmes e séries que adaptam os clássicos de Agatha Christie. Quem sabe você não engata uma nova leitura, não é mesmo?

5. Punição para a Inocência

Um crime em família é sempre uma treta gostosa de assistir (imagem: Divulgação/BBC)

Um crime que poderia passar no Casos de Família. É assim que Punição para a Inocência começa, já que nada descreve melhor o escândalo envolvendo a família Argyll.

Tudo começa com a morte da matriarca da família na véspera de Natal, o que faz com que todos coloquem a culpa naquele que é considerado a ovelha negra do clã: Jack. O rapaz é preso e condenado pelo assassinato, mas tudo muda quando, meses depois, um estranho homem bate à porte dos Argyll para informar que o jovem não é culpado.

O misterioso homem é ninguém menos do que Arthur Calgary, um dos vários detetives criados por Agatha Christie e que se envolve aqui nesse intrínseco e envolvente mistério, apresentando os álibis que provam a inocência de Jack ao mesmo tempo em que passa a levantar suspeitas para os demais parentes.

O grande charme de Punição para a Inocência é justamente esse envolvimento familiar. Afinal, existe algo mais cheio de segredos e motivações do que uma ceia de Natal?

Punição para a Inocência está disponível no Globoplay.

4. O Cavalo Amarelo

Vamos combinar que, em um universo de séries, dificilmente o nome O Cavalo Amarelo vai chamar a sua atenção. Contudo, a genialidade de Agatha Christie em construir um bom mistério revela um suspense que prende o espectador do início ao fim.

A minissérie começa justamente quando uma lista é encontrada no sapato de uma mulher morta. O pedaço de papel traz alguns nomes, o que dá início a uma investigação que segue por caminhos imprevisíveis.

É aí que o nome O Cavalo Amarelo passa a fazer sentido, pois se refere ao lar onde vivem três supostas bruxas. Assim, além de descobrir a origem do crime em si, o público é envolvido nessa dúvida sobre a veracidade dos poderes dessas mulheres. Como tudo isso pode estar conectado?

O Cavalo Amarelo está disponível no Globoplay.

3. A Casa Torta

Partindo para os filmes, temos mais um misterioso assassinato em que todos os familiares são suspeitos. Desta vez, no entanto, temos a morte de Aristide Leonides motivando todo o enredo e uma de suas filhas chamando um renomado detetive para investigar o que aconteceu e descobrir quem está por trás do crime.

Com um elenco de peso que inclui Glenn Close e Christina Hendricks, o longa explora essa tensão familiar em que todo mundo é suspeito. Mais uma vez, temos uma história em que sobram motivos para que as três gerações da dinastia Leonides possam ter matado seu patriarca.

Só que há um tempero a mais. Isso porque o investigador Charles Hayward precisa correr contra o tempo não apenas para impedir que o assassino mate mais uma vez, mas também solucionar esse crime antes da Scotland Yard chegar e expor todos os segredos dos Leonides.

A Casa Torta está disponível no Now, Google Play, Claro Vídeo, Microsoft Store e iTunes.

2. The ABC Murders

O Poirot de Malkovich é bem peculiar e uma das melhores interpretações do personagem (Imagem: Divulgação/BBC)

Chegamos, enfim, ao personagem mais famoso de Agatha Christie: o icônico Hercule Poirot. Comparado por muita gente ao próprio Sherlock Holmes, o investigador aqui é vivido pelo sempre ótimo John Malkovich, que interpreta uma versão mais velha do detetive que se depara com um caso um tanto quanto inusitado: o próprio Poirot passa a receber cartas com ameaças de morte assinadas apenas por ABC.

Sendo o alvo desses ataques, ele procura a polícia para informar do ocorrido. Só que isso não impede o criminoso de agir e ele passa a testemunhar uma série de assassinatos. Assim, ele precisa mais uma vez mostrar por que é o maior detetive do mundo

The ABC Murders está disponível no Globoplay.

1. Assassinato no Expresso Oriente

De todos os romances de Agatha Christie, nenhum é tão famoso e popular quanto Assassinato no Expresso Oriente. Protagonizado também por Hercule Poirot, temos a clássica história de uma morte que acontece a bordo de uma viagem de trem — o que significa que o assassino está logo ao lado e todos são suspeitos.

O filme é uma das produções mais recentes da obra da autora e traz o excelente Kenneth Branagh no papel do investigador — o que faz com que o longa também tenha conexões diretas com o recém-lançado Morte no Nilo.

Assim, além de termos uma história realmente muito boa e com um mistério envolvente, temos um ótimo protagonista comandando tudo e brincando com as percepções do espectador até, enfim, revelar quem é o assassino.

Assassinato no Expresso Oriente está disponível no Star+.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.