Filmes de Harry Potter deixam as plataformas de serviços streaming
Por Nathan Vieira |
Se você também é um potterhead etem o costume de rever os filmes da saga Harry Potter, já deve ter se deparado com a ausência dos filmes na Netflix. Pois bem, saiba que a situação não é só aqui. O que acontece é que, desde o domingo (1º), todos os oito filmes da saga (Harry Potter e a Pedra Filosofal, Harry Potter e a Câmara Secreta, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, Harry Potter e o Cálice de Fogo, Harry Potter e a Ordem da Fênix, Harry Potter e o Enigma do Príncipe, Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 1 e Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2) estão de fora das plataformas de streaming.
Nos EUA, a NBCUniversal supostamente controla os direitos dos filmes até 2021. Isso porque, em 2016, a empresa adquiriu os direitos digitais e de TV exclusivos para a franquia Wizarding World da WarnerMedia por US$ 250 milhões (R$ 1,4 bilhões). As negociações começaram novamente no início deste ano, antes do lançamento do HBO Max, e Harry Potter foi uma adição de última hora ao serviço de streaming depois que a Warner conseguiu obter três meses de direitos de streaming para os filmes.
No entanto, as obrigações contratuais agora exigem que os filmes deixem inclusive o serviço de streaming Peacock (de propriedade da própria NBCUniversal) em favor do canal Syfy e outras redes de TV a cabo nos Estados Unidos. Até então, os filmes estavam disponíveis durante todo o mês de outubro no Peacock. Antes dessa mudança, eles estavam disponíveis por tempo limitado no HBO Max.
Aqui no Brasil, havia alguns títulos de Harry Potter na Netflix, mas eles já não estão mais por lá. No último dia 27 de outubro, a empresa anunciou no próprio Twitter o ocorrido:
Fonte: CBR, Netflix (Twitter)