Divertida Mente 2 | 5 momentos em que a Ansiedade perturbou a mente de Riley
Por Diandra Guedes |
A animação Divertida Mente 2 chega aos cinemas no dia 20 de junho. O longa mostra a protagonista Riley entrando na adolescência e tendo que lidar com quatro novas emoções; Tédio, Vergonha, Inveja e Ansiedade, esta última é quem rouba a cena na trama e bagunça sua cabeça.
- Divertida Mente 2 | Diretor explica história da sequência
- Divertida Mente 2 estreia com a maior bilheteria de 2024
De cor laranja, a Ansiedade representa o medo do futuro, daquilo que ainda é desconhecido e que pode ou não acontecer um dia. Essa emoção surge quando Riley tem que enfrentar novos desafios, como uma peneira de hóquei que pode colocá-la no time profissional. Além disso, a menina também tem que lidar com as mudanças que a puberdade tem feito no seu corpo, e com o fato de que suas melhores amigas não estudarão mais na mesma escola que ela.
Com tantas mudanças, a cabeça de Riley se torna um verdadeiro caos, e as emoções primárias — Alegria, Tristeza, Raiva e Nojo — precisam encontrar uma maneira de controlar os novos sentimentos, antes que seja tarde demais. Mas lidar com a Ansiedade pode ser muito mais difícil do que eles pensam.
Confira abaixo cinco vezes em que a personagem perturbou a mente da protagonista. Mas cuidado! Esse texto pode ter spoilers.
5. Quando Riley fica infeliz por ficar longe das amigas
Quando Riley descobre que não estudará mais com suas duas melhores amigas, se sente angustiada e confusa, com uma sensação de que tudo está mudando ao seu redor. Na frente das meninas, ela age com naturalidade, mas quando desce do carro desaba a chorar.
Nesse momento, é a Tristeza quem assume o controle, mas é fácil notar que toda a angústia da menina já era fruto de um bichinho laranja chamado Ansiedade que iria incomodá-la muito.
4. Quando Riley deixa as antigas amigas de lado
Ainda falando nas amigas da protagonista, quando Riley está em uma roda de conversa com o novo time de hóquei, as duas antigas colegas se aproximam para puxar papo e acabam comentando sobre a boy band que elas amam.
Vendo que as novas amigas do hóquei — que são mais velhas — riem da banda em questão e falam que os cantores são infantis, Riley decide ignorar seus gostos e sua opinião e finge que também tem desprezo pelo grupo musical. Nesse momento é a ansiedade de ser excluída ou ridicularizada que faz a protagonista deixar de ser quem realmente é e fingir gostar de algo que não lhe apetece.
3. Quando Riley conhece a jogadora de hóquei
Outro momento importante que a Ansiedade rouba a cena é quando Riley conhece Val, uma jogadora de hóquei mais velha e que é integrante do time profissional. Riley sempre a admirou e a viu como um exemplo de atleta, e quando as duas se conhecem, ela fica tão ansiosa que mete os pés pelas mãos e fala um tanto de bobagem.
2. Quando Riley tem pensamentos ruins antes de dormir
Um dos momentos mais marcantes de Divertida Mente 2, acontece quando Riley se prepara para dormir um dia antes do jogo que mudaria sua vida. Nesse momento, a Ansiedade projeta no “telão da sua consciência” todos os possíveis cenários que dariam errado; ela se machucando, ela não conseguindo fazer nenhum gol, suas amigas do time rival vencendo, entre vários outros problemas imaginários.
Isso faz com que ela não consiga dormir e esteja completamente cansada e esgotada no dia seguinte
1. Quando Riley fica agressiva no jogo
Como consequência por não ter dormido bem e por estar com a cabeça cheia de pensamentos ansiosos, Riley vai para o jogo decisivo muito nervosa e agitada. Ela acredita que se fizer, ao menos, três gols conseguirá a vaga no time profissional.
No entanto, com a Ansiedade controlando sua mente, a protagonista não consegue perceber que suas amigas apenas querem ajudá-la, e fica agressiva e raivosa. Além de não aceitar o auxílio das colegas, ainda faz falta e precisa ficar dois minutos fora do jogo. Durante esse tempo, Riley entra em um colapso nervoso e uma crise de ansiedade que culmina em falta de ar e visão embaçada.