10 dicionários de inglês online para ajudar você a dominar o idioma

Por Douglas Ciriaco

Aprender outro idioma é algo que demanda ficar ligado não somente na tradução, mas também na definição das palavras. Assim, ter sempre à mão um bom tradutor é tão importante quanto ter acesso a um bom dicionário, pois você não somente se familiariza com as expressões em inglês, como aumenta o seu repertório de palavras neste idioma.

Nós já indicamos aqui alguns aplicativos interessantes para quem quer estudar outros idiomas, e agora chegou a hora de sugerir bons dicionários online para você incrementar ainda mais os seus estudos. Então, conheça algumas ferramentas disponíveis na web que vão auxiliar você a conhecer a definição das palavras em inglês.

1. Cambridge Dictionary

Dicionários de inglês online

Carregando o peso e a marca de uma das instituições de ensino mais conhecidas e respeitadas do planeta, o Cambridge Dictionary reúne inúmeras funções úteis para quem está aprendendo inglês. Além disso, ele conta com tradutores do inglês para vários idiomas — inclusive para português —, e vice-versa.

Você pode escolher por buscar palavras do inglês britânico ou do inglês americano, o que torna sua pesquisa ainda mais efetiva e precisa. Esse detalhe é essencial, afinal a mesma palavra pode ter significados sensivelmente diferentes em cada uma das vertentes do idioma. Defina o que você quer, pesquise e descubra o resultado.

2. Collins Dictionaries

Dicionários de inglês online

Apesar de não contar com a mais bela das interfaces, o Collins não deixa a desejar quando o assunto é recurso. Da mesma forma que o Cambridge Dictionary, ele também oferece a opção de pesquisar palavras nas duas principais vertentes do inglês faladas no mundo atualmente, ou seja, a britânica e a americana.

O site ainda conta com recursos especiais para estudantes de inglês, algo no qual a ferramenta atua desde 1987 — ou seja, bem antes da internet estar tão em voga. Também é possível navegar pelo dicionário, verificando todos os verbetes de A a Z, como se você estivesse com a versão física dele em seu colo.

3. Forvo

Dicionários de inglês online

Uma ferramenta colaborativa na qual os próprios usuários a abastecem de informação, o Forvo é um ótimo auxiliar para quem procura um bom guia de pronúncia. Fugindo um pouco da proposta dos demais serviços indicados nesta lista, o Forvo é ideal para aumentar seu repertório de inglês (ou de outros idiomas) usando a pronúncia para isso.

São milhares de palavras já pronunciadas, e você também pode colaborar adicionando novos itens que serão pesquisados e ouvidos por outras pessoas. Não é preciso fazer um cadastro e tudo está acessível dentro de uma página construída de maneira inteligente e intuitiva.

4. Longman Dictionary of Contemporary English

Dicionários de inglês online

Uma famosa ferramenta digital, o Longman Dictionary of Contemporary English costuma ser distribuído em CD-ROM, o que, convenhamos, está bem fora de moda. Então, recorrer ao site deste serviço pode ser uma boa pedida quando o assunto é encontrar a definição em inglês de algum termo.

Ele conta com um menu para busca, mas você pode recorrer à palavra do dia para aumentar o seu vocabulário. Além disso, ele apresenta uma espécie de nuvem de tags com os tópicos mais quentes do dia, outra forma interessante de ter contato com novas palavras.

5. Macmillan Dictionary

Dicionários de inglês online

Com visual sóbrio, o Macmillan Dictionary é uma ótima opção para adquirir novos conhecimentos em inglês. Aqui, você pode pesquisar pela palavra exata que quer definir e então os resultados são exibidos em lista, tudo de maneira completamente organizada.

Além disso, ele conta com um “open dictionary”, ou seja, um dicionário aberto em que você e qualquer outro usuário pode adicionar uma palavra e a sua definição. Esse recurso torna o Macmillan ainda mais útil, afinal é possível ter contato com palavras mais coloquiais do idioma inglês, indo além da formalidade típica dos dicionários convencionais.

6. Merriam-Webster

Dicionários de inglês online

Como se apresentar a definição de palavras não fosse o suficiente, o Merriam-Webster, um dos dicionários mais famosos do mundo, oferece ainda mais recursos para seus usuários. Além de seções com a palavra do dia, há a opção de salvar verbetes favoritos e até mesmo de usar minigames para aumentar seus conhecimentos.

A página do dicionário conta com um blog repleto de conteúdo interessante para quem deseja ampliar o vocabulário e se aprofundar ainda mais no aprendizado de inglês. Enfim, esta ferramenta vai muito além do básico para quem quer aprender um novo idioma sem sair de casa.

7. OneLook

Dicionários de inglês online

O OneLook funciona como um agregador de links por meio do qual você tem acesso direto aos mais variados dicionários de inglês. Nele, basta fazer uma busca usando um termo ou frase inteira para que os resultados apareçam na tela, no melhor estilo buscador, como se você estivesse usando o Google.

Atualmente, são mais de 21,5 milhões de palavras indexadas em mais de 1.000 dicionários. E tudo isso disposto em um site bem fácil de usar, que dispensa cadastro e tem uma interface limpa e compreensível. Assim, fica fácil de navegar pelas palavras exibidas ali e encontrar aquilo que você procura

8. Oxford Dictionary

Dicionários de inglês online

Provavelmente o mais popular entre os dicionários de inglês no mundo, o Oxford também conta com uma excelente versão online na qual você pode ampliar seu vocabulário neste idioma. Ele conta com inúmeros tradutores e pode definir um termo com base no inglês americano ou no inglês britânico.

Ele também conta com um quadro no qual mostra as pesquisas mais populares dos últimos dias, oferece uma seção com a palavra do dia, possui ferramentas de gramática e busca por sinônimos. Enfim, um pacote completo com inúmeros recursos para você aprender cada vez mais.

9. Urban Dictionary

Dicionários de inglês online

Outro nome bastante conhecido na web, o Urban Dictionary traz uma interface simples e bem organizada para a realização das buscas. Ele funciona com base nas definições enviadas por seus próprios usuários, ou seja, daí é que vem o nome deste serviço.

Logo em sua tela inicial, ele traz a palavra do dia, recurso quase básico em um bom dicionário online. Além disso, ele contém um recurso por meio do qual você pode ler a definição de uma palavra escolhida de maneira aleatória, algo interessante para a ampliação do vocabulário.

10. WordReference.com

Dicionários de inglês online

Tradutor e dicionário em um mesmo lugar, o WordReference.com é um ótimo serviço para quem quer variedade. Basta selecionar no menu em cascata exibido em sua tela inicial, que é bastante limpa, por sinal, e então digitar o que você procura.

Além de contar com um dicionário convencional, é possível usar esta ferramenta para descobrir sinônimos para palavras que você já conhece. Assim, na mesma página, você tem uma boa variedade de serviços, tudo fácil de usar, gratuito e sem precisar de nenhum tipo de registro.

Você conhece algum dicionário de inglês online que deveria estar nesta lista? Não deixe de dar a sua opinião e deixar novas dicas nos comentários aqui embaixo.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.