Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Crítica | Virando o Jogo dos Campeões começa nostálgico, divertido e moderno

Por| Editado por Jones Oliveira | 30 de Março de 2021 às 09h18

Link copiado!

Crítica | Virando o Jogo dos Campeões começa nostálgico, divertido e moderno
Crítica | Virando o Jogo dos Campeões começa nostálgico, divertido e moderno

Quando se trata do Disney+, serviço de streaming da Disney, há uma prioridade: investir em conteúdos originais. Muito se falou sobre o catálogo da plataforma quando lançada no Brasil, sobretudo pelo grande volume de animações e filmes infantis que dificilmente atraem uma faixa etária mais velha. Sabe-se que mais da metade dos assinantes não possuem filhos, o que torna isso um "diferencial", segundo o diretor-executivo Bob Chapel durante a Morgan Stanley Technology, Media and Telecommunications Conference neste mês.

Sabendo disso, há uma forma de atrair o público independentemente da idade ao produzir novos conteúdos: apelar para a nostalgia da infância dos adultos e oferecer uma nova história para os mais jovens acompanharem. Isso foi visto em Cobra Kai, spin-off moderno da trilogia Karatê Kid que conseguiu conquistar a geração atual e os fãs que acompanharam a franquia nos cinemas; agora, a Disney está seguindo a mesma linha criativa em Virando o Jogo dos Campeões, spin-off de Nós Somos os Campeões, ou como é popularmente conhecido: The Mighty Ducks.

Continua após a publicidade

Atenção! A partir daqui o texto pode conter spoilers do primeiro episódio da série. Leia por sua conta e risco.

Lançado nos anos 1990, Nós Somos os Campeões trouxe Emilio Estevez no papel principal de um filme esportivo poucos anos depois do sucesso adolescente O Clube dos Cinco. Nele, Gordon Bombay (Estevez) é um advogado que acaba de ser condenado a cumprir 500 horas de serviço comunitário, treinando a equipe de hóquei do bairro em que morava quando criança. Misturando o carisma do elenco e a história simples, mas cativante, o longa desdobrou-se para uma trilogia que acompanhou as origens dos Mighty Ducks ao estrelato, representando os Estados Unidos num campeonato no segundo filme e sendo treinados por um ex-craque da National Hockey League, no terceiro.

Em Virando o Jogo dos Campeões, público conhecerá novos personagens, destacando o garoto Evan Morrow (Brady Noon), um dos jogadores do atual time dos Mighty Ducks e sua mãe Alex (Lauren Graham). Embora o piloto não trate a trilogia como necessária para acompanhar a série, há alguns fatores que são interessantes de se notar, mesmo no primeiro episódio, 25 anos depois, os Ducks deixaram de lado uma de suas maiores características: jogar com o coração e por pura diversão. O sucesso subiu à cabeça do time, que hoje é tratado como uma empresa em que as mães e os pais dos pequenos jogadores os tratam como profissionais, com acompanhamento nutricional especializado e treinos sete dias por semana — além de não só abrirem mão do "Quack" de seus antecessores, mas debocharem das tradições do time.

Continua após a publicidade

Após ser chutado dos Mighty Ducks, Evan e a mãe decidem formar seu próprio time e partem em busca de um ringue de patinação e um treinador. É então que a série começa a introduzir elementos e personagens da trilogia como easter eggs, que tem Emilio Estevez retornando ao papel de Gordon Bombay como a cereja do bolo. Mais velho, mais rabugento e atual dono de um ringue de patinação, o ex-técnico dos Ducks traz seu pouco carisma como visto no primeiro filme, ainda fazendo referência a uma de suas primeiras falas no longa de 1992: "Eu detesto hóquei e não gosto de crianças", além de fazer referência ao termo cake eater, que seu ex-time utilizava como xingamento no filme um, estrelando boa parte de suas cenas consumindo bolo de aniversários infantis.

O primeiro episódio de Virando o Jogo dos Campeões deixa bem claro que a franquia tomará um novo rumo, permitindo ao público questionar se os Mighty Ducks de fato são tudo isso, como retratados na trilogia — essa oportunidade de deixar o espectador conhecer os dois lados, no entanto, lembra muito o que Cobra Kai fez com Johnny Lawrence, que foi de antagonista nos filmes para um dos personagens mais queridos pelos fãs da série.

Continua após a publicidade

Criando um time de "desajeitados", cuja formação remete a clássica e marcante cena final de Sociedade dos Poetas Mortos, a série promete trazer um novo tom para a franquia que era quase sempre ambientada nos ringues, com tiradas leves, mas engraçadas que prometem divertir o público que decidir acompanhar a produção. A diversidade também já está presente no elenco atual, que conta com muito mais personagens mulheres do que a trilogia original (que jogava toda a representatividade feminina nas costas de Julie Gaffney, personagem de Colombe Jacobsen-Derstine) e ainda, em paralelo, trazer críticas à educação rigorosa de pais atualmente que colocam todas as suas expectativas de sucesso nos filhos.

Além disso, sabe-se que a Disney não se limitou a ganhar pela memória afetiva do público apenas com o personagem de Estevez. De acordo com uma entrevista do criador Steven Brill para o Entertainment Weekly, nomes como Elden Henson (Fulton), Matt Doherty (Averman), Vinny La Russo (Adam Banks), Marguerite Moreau (Connie), Garret Henson (Guy) e Justin Wong (Kenny Wu) retornarão para a série no episódio seis, oferecendo um verdadeiro fan service para os fãs dos Mighty Ducks.

Continua após a publicidade

A frustração, no entanto, pode ficar para quem desejava ver um dos mais importantes jogadores do time na série: Charlie Conway (Joshua Jackson), o braço direito do treinador Bombay na trilogia. De acordo com Brill, o ator não teve agenda para comparecer às gravações da primeira temporada, mas há esperanças de que Virando o Jogo dos Campeões desdobre-se em duas ou três temporadas e, assim como Cobra Kai, traga o retorno desses marcantes personagens no programa.

O primeiro episódio da série traz piadas leves e criativas, capazes de tirarem risadas espontâneas da audiência, além de um tom moderno e divertido para a franquia dos Mighty Ducks. Virando o Jogo dos Campeões está disponível no Disney+ e terá episódios semanais às sextas-feiras.