Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Crítica Maradona: Conquista de um Sonho | Muita história, muita vida

Por| Editado por Jones Oliveira | 14 de Dezembro de 2021 às 18h30

Link copiado!

Divulgação/Amazon Prime Video
Divulgação/Amazon Prime Video
Tudo sobre Amazon

É quase clichê dizer que se pode amar ou odiar Diego Armando Maradona, mas que é impossível ser indiferente a ele. Se você é dado a futebol, esportes em geral ou grandes figuras históricas, provavelmente tem alguma opinião sobre ele, e assistir a Maradona: Conquista de um Sonho tem um baita potencial de reforçar seus sentimentos a respeito do histórico camisa 10 argentino.

Cantado em versos e melodias dentro e fora da Argentina, Maradona já foi protagonista de diversos documentários que esmiuçaram diferentes aspectos de sua vida, mas o seriado do Amazon Prime Video tenta um caminho diferente: um recorte mais amplo, da infância à aposentadoria, intercalando diferentes épocas da vida do jogador.

Continua após a publicidade

Em linhas gerais, a série mais acerta do que erra porque não tenta esconder alguns dos traços mais polêmicos e questionáveis da imensa personalidade de Diego. Porém, e especialmente, ela sai bem-sucedida ao justificar porque admiradores de todo o mundo bradavam que D10S existe toda vez que se deparavam com alguma imagem do craque da Copa de 1986.

En una villa nasció…

As escolhas acertadas da série começam logo pelo elenco. Os atores que dão vida a “quatro Maradonas” se parecem com o camisa 10 argentino não apenas fisicamente, mas conseguem reproduzir seus trejeitos, suas entonações e até se saem bem com a bola nos pés, o que colabora para a verossimilhança de tudo.

Além disso, estão aqui as cenas históricas da vida de Maradona, desde a entrevista quando criança revelando seu sonho de jogar uma Copa e de sair campeão até o histórico discurso “La pelota no se mancha”, quando ele finalmente se aposenta no início dos anos 2000.

Continua após a publicidade

Tudo vai se articulando de uma maneira em que passado e presente (que na série se passa nos primeiros meses de 2001) dialogam de um jeito quase místico. Os criadores do seriado acertam em cheio nisso, porque há uma sincronicidade, obviamente às vezes romanceada, de eventos e de feitos na vida de Dieguito que dão mais corpo ao programa como um produto de entretenimento de fato.

Maradona é conhecido não apenas por seus feitos com a bola no pé e o 10 na camiseta, mas também por suas opiniões. E até nisso Conquista de um Sonho acerta de maneira precisa. Por exemplo, vemos no seriado da Amazon Diego usando o racismo sofrido pelos napolitanos como combustível contra os clubes do norte da Itália e também relembrando dos pibes mortos na Guerra das Malvinas na preleção do histórico jogo contra a Inglaterra em 1986.

Tudo que compõe a mística do gênio que foi Maradona está representado na produção, servindo de bandeja um deleite para quem passou os últimos meses lamentando a morte prematura de um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos.

Continua após a publicidade

A mais humana das divindades

Dá para dizer que a série traz um olhar bastante apaixonado sobre a vida de Maradona, mas não poupa as manchas na história de Diego. Envolvimento com drogas, casos extraconjugais, não reconhecimento da paternidade de seu primeiro filho (algo que o craque resolveria apenas anos depois dos eventos tratados no programa) e tantos outros tropeços que puxam a divindade para o solo são conferidos ali, deixando aquele gosto amargo na boca em alguns momentos.

Contudo, é justamente aí que nos deparamos com o que para mim é o principal produto de Maradona: Conquista de um Sonho: entender por que Diego foi uma figura apaixonante e que jamais poderia passar despercebida. A série traduz muito bem o sentimento de que Maradona foi quase como um personagem que Diego criou para sustentar toda a grandeza de sua própria personalidade e daquilo que suscitou nos outros desde muito cedo, e que isso também se tornou parte de sua ruína.

Continua após a publicidade

O seriado mostra que, como descreveu o escritor uruguaio Eduardo Galeano, Maradona foi o que foi não por causa da cocaína e de seus abusos, mas apesar de tudo isso. Um sujeito que nunca esqueceu de onde veio e soube sempre utilizar seu contexto histórico para motivar a si e a seus colegas: foi assim nos duelos contra o norte rico da Itália quando jogava no Napoli ou contra os ingleses na Copa de 1986, por exemplo. A trajetória de Diego é, apesar dos pesares, inspiradora e a série retrata isso muito bem.

Como resumo, temos de maneira crua os efeitos que glória e a desventura de ser o maior personagem da história do futebol causaram em Diego, a mais humana das divindidades. Ele driblou, venceu, chorou, caiu e se reergueu inúmeras vezes, e as principais dela estão em Maradona: Conquista de um Sonho, compondo um produto audiovisual competente tanto como ficção quanto como retrato da realidade.

No final, junto da emoção, fica a sensação de que foi pouco, mas não porque a série falhou, e sim porque a figura de Diego Armando Maradona nunca terá sido suficientemente discutida, analisada e exaltada ao longo da história.

Maradona: Conquista de um Sonho está disponível no catálogo do Amazon Prime Video para todos os assinantes.