Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Crítica | Funerária Família Bernard é reality show com essência de sitcom

Por| 26 de Fevereiro de 2021 às 21h00

Link copiado!

Divulgação: Netflix
Divulgação: Netflix
Tudo sobre Netflix

A fórmula para um bom reality show é encontrar, ou criar, histórias que possam ser bem contadas, independente se a temática for algo improvável. Foi o que a Netflix encontrou na família Bernard, dona de uma funerária na cidade de Memphis, no estado norte-americano do Tennessee. O estabelecimento se tornou conhecido na região por trazer opções acessíveis de planos funerários e por também ser o primeiro a oferecer o serviço de velório drive-thru, e ganhou a fama em todo o país após a aparição no programa de Steve Harvey em 2017.

Agora, o trabalho da família, junto a um pouco de sua história, é contado no novo reality show da Netflix, o Funerária Família Bernard. A série acompanha a carreira de Ryan Bernard, o fundador do local, ao lado de sua mãe, Debbie Bernard, seu tio, Kevin, e suas duas filhas, Deja e Raegan. Mesmo com um trabalho fúnebre, os membros da família conseguem se divertir durante o dia a dia no escritório, protagonizando cenas hilárias que mais parecem uma grande sitcom.

Atenção: esta crítica pode conter spoilers do reality show Funerária Família Bernard!

Continua após a publicidade

Os personagens da vida real mostrados na série já são uma atração por si só, e mesmo com o trabalho sendo uma funerária, em nenhum momento a série traz momentos tristes, muito menos macabros. Ryan e Debbie conseguem protagonizar algumas das cenas mais divertidas da trama, com a matriarca querendo mandar em tudo e o filho precisando reforçar a todo momento que ela não é a chefe. Em meio às discussões, tal qual o personagem Jim (John Krasinski) de The Office, uma série sobre um documentário fictício, Ryan constantemente olha para a câmera ao ouvir os absurdos da mãe, tornando os diálogos ainda mais engraçados.

Debbie, por sua vez, parece interpretar uma personagem de comédia na vida real, mesmo longe das câmeras — e isso não é percebido como algo ruim. De personalidade forte, é visível que ela cria uma "casca" de severa, quando, na verdade, é apenas uma senhora preocupada com o futuro da família e que se diverte diariamente no trabalho, sabendo que todos também se divertem com o seu jeito de ser. Então, por que não abraçar esse personagem? O seu bom caráter é visto quando um cliente diz não ter dinheiro suficiente para o funeral e ela faz alguns cortes para que o cortejo entre em seu orçamento, mesmo que ela também acabe usando a bondade como uma estratégia para conseguir ainda mais clientes, claro.

Continua após a publicidade

Kevin, que é chamado por todos de Uncle Kevin, também conta com suas peculiaridades que o tornam um bom personagem em Funerária Família Bernard, seja por ter uma personalidade de "não estar nem aí" para a maioria das coisas, quanto pelas suas falas engraçadas. Seu rosto se tornou conhecido nos Estados Unidos por protagonizar comerciais do estabelecimento, quando ele aparece saindo de um caixão. As gravações de uma das propagandas são exibidas na série da Netflix, com Debbie sendo a diretora, grudada em seu alto-falante.

Funerária Família Bernard também conta um pouco a história da família, com foco no relacionamento de Ryan Bernard com as filhas. A mais velha, Deja, que conheceu o pai apenas quando já tinha 15 anos, aparece nos primeiros episódios grávida de sua segunda filha, enquanto a mais nova, Raegan, se mostra relutante com o trabalho na empresa do pai, planejando seguir uma carreira como enfermeira. A jovem também protagoniza os momentos engraçados da série, principalmente quando é encarregada de transportar um corpo da casa do falecido até a funerária pela primeira vez, se mostrando extremamente desconfortável com a missão. Outras situações divertidas acontecem enquanto ela tem dúvidas de qual faculdade seguir, com os mais velhos das famílias dando suas opiniões pensando neles próprios.

Continua após a publicidade

O reality show mostra a família Bernard em toda a sua essência: a de que não é preciso tratar o trabalho em uma funerária com tristeza. Parte dessa conquista, claro, se deve à personalidade de toda a família, que em nenhum momento não se mostra digna de todo o sucesso do empreendimento, muito pelo contrário. Cada personagem da vida real é digno de inspiração para a criação de comédias, e juntos eles protagonizam uma série que facilmente se passaria por uma sitcom se ninguém fosse informado que esse não era o caso.

Funerária Família Bernard está disponível na Netflix em oito episódios.