Criador de Sopranos fará série de suspense na HBO sobre projeto sombrio da CIA
Por Jaqueline Sousa |

Mais de 20 anos depois de revolucionar a televisão com a série Família Soprano, o roteirista David Chase, criador do clássico da HBO, está de volta com um novo projeto à vista.
- 5 séries da HBO que entraram para a história da TV
- 8 séries imperdíveis sobre a máfia disponíveis em streaming
De acordo com informações do Deadline, Chase foi acionado pela emissora para desenvolver uma minissérie cuja trama se passa durante os anos sombrios da Guerra Fria, retratando um período bastante controverso da trajetória da Agência Central de Inteligência, mais conhecida como CIA.
A produção marca o primeiro projeto do roteirista desde Família Soprano, um grande marco da história da televisão. Lançada em 1999, a série estrelada por James Gandolfini (A Entrega) influenciou toda uma geração com a jornada de Tony Soprano (Gandolfini), um homem que tenta equilibrar a rotina familiar com seu trabalho como chefão da máfia, recorrendo a uma terapeuta para lidar com seus constantes ataques de pânico.
Com seis temporadas no total, Família Soprano segue imbatível até os dias de hoje como uma das séries mais premiadas e prestigiadas da TV, sendo precursora de outras produções icônicas da indústria, como Mad Men e Breaking Bad.
Nova série de David Chase relembra projeto sombrio da CIA na Guerra Fria
Intitulada Project: MKUltra, a nova série de David Chase é inspirada no livro Project Mind Control: Sidney Gottlieb, the CIA, and the Tragedy of MKUltra, que conta a história real envolvendo um controverso e sombrio projeto da CIA durante a época da Guerra Fria.
A trama é centrada em Sidney Gottlieb, que foi um químico e espião americano conhecido também pelo apelido de “O Feiticeiro Sombrio”. O cientista foi o responsável por comandar um programa secreto da CIA chamado MK-Ultra, que testava drogas alucinógenas, hipnose e outros tipos de controle mental em cobaias humanas (entre voluntários e não voluntários).
O projeto permaneceu 20 anos em atividade, entre as décadas de 1950 e 1970, com Gottlieb chefiando experimentos em nome da segurança nacional diante do que os Estados Unidos enxergavam como ameaça durante a Guerra Fria. Isso porque o objetivo do programa era combater avanços soviéticos usando técnicas de lavagem cerebral para obter confissões.
Por enquanto, maiores detalhes sobre o elenco ou previsão de estreia para Project: MKUltra ainda não foram revelados pela HBO. Enquanto isso, você pode maratonar todas as temporadas de Família Sopranos na HBO Max.
Leia também:
- MK-Ultra, o programa secreto de controle mental da CIA
- 5 melhores séries da HBO Max com poucas temporadas
- 6 séries da HBO que fracassaram e quase ninguém viu
Fonte: Deadline.