Coração de Lutador: conheça história real que inspirou filme com Dwayne Johnson
Por Jaqueline Sousa |

Chega aos cinemas nesta quinta-feira (2) Coração de Lutador, filme que traz Dwayne Johnson (Jumanji: Bem-vindo à Selva) em um papel diferente do qual estamos acostumados a vê-lo. Dirigido por Benny Safdie (Joias Brutas), o longa conta a história real do ex-lutador Mark Kerr, uma lenda do MMA.
- Coração de Lutador: tudo sobre filme que traz The Rock em visual irreconhecível
- Dwayne Johnson em Coração de Lutador: veja comentários da crítica
Com um visual irreconhecível, The Rock vem sendo bastante elogiado pela crítica especializada desde que Coração de Lutador estreou no Festival de Veneza, em setembro deste ano. Aventurando-se pelo drama, o astro apresenta um lado mais vulnerável e dramático na biografia que, de acordo com a opinião de vários especialistas, pode levá-lo a uma indicação ao Oscar.
Considerando a preparação física para o projeto (The Rock chegou a perder quase 30 kg para interpretar o lutador), é bastante provável que o público continue se surpreendendo com o trabalho de Johnson em Coração de Lutador. Mas qual é a história real por trás da biografia? O Canaltech conta a seguir.
Quem é Mark Kerr?
Uma das figuras mais icônicas da história do MMA, Mark Kerr consolidou seu nome como um dos lutadores mais lendários do esporte durante a década de 1990. Nascido em Ohio, nos Estados Unidos, Kerr iniciou sua jornada no wrestling ainda na adolescência e fez sucesso em sua carreira universitária na Syracuse University.
Na época, Kerr tentou uma vaga nos Jogos Olímpicos de 1996, mas acabou perdendo a oportunidade. Foi assim que ele entrou de cabeça no MMA, uma decisão que o transformou em um grande astro da luta. Sua estreia na modalidade como lutador, a título de curiosidade, aconteceu em uma competição no Brasil, onde ele venceu três oponentes em sequência.
Ao longo da carreira no esporte, Kerr ainda se tornou bicampeão do torneio de peso-pesados do UFC, além de fazer sucesso por suas técnicas impressionantes e precisas que o apelidaram de The Smashing Machine (A Máquina de Esmagar, em bom português)
Os anos de ouro como lutador, porém, não duraram muito. Devido a lesões sofridas no ringue, Kerr acabou criando um vício por analgésicos no fim da década de 1990. Em 1999, o lutador até chegou a sofrer uma overdose que o deixou hospitalizado.
O esportista não desistiu da carreira mesmo durante o período difícil, voltando aos trabalhos no ringue no ano seguinte. No entanto, nada mais foi como antes.
Durante os anos 2000, Kerr continuou competindo esporadicamente, mas acabou decidindo se afastar do esporte em 2009, despedindo-se da modalidade após perder suas últimas cinco lutas no ringue.
Além disso, em 2006, o esportista se separou de Dawn Staples, sua parceira de longa data com quem passava por alguns conflitos de relacionamento. Juntos, os dois tiveram um filho.
Como está Mark Kerr hoje em dia?
Atualmente com 56 anos, Mark Kerr segue aposentado do esporte, mas apostou em outros projetos pessoais ao longo dos anos. Além de ter retomado os estudos, o ex-lutador trabalhou para a Toyota durante um período, investindo em sua carreira profissional fora dos holofotes.
Em 2019, Kerr revelou um diagnóstico de neuropatia periférica (uma disfunção dos nervos do sistema nervoso que provoca dor e fraqueza, principalmente nas mãos e nos pés) após lançar uma campanha de financiamento coletivo na internet.
Já em 2025, o astro do MMA recebeu a honraria de entrar para o Hall da Fama do UFC.
Onde assistir a Coração de Lutador?
Coração de Lutador estreia nesta quinta-feira, dia 2 de outubro, nos cinemas brasileiros. O filme ainda não está disponível para streaming.
Leia também:
- Coração de Lutador, Tron: Ares e Springsteen chegam aos cinemas em outubro
- 10 melhores filmes com The Rock
- Meme do The Rock | Da fase como lutador à carreira de ator
Fonte: Independent UK.